Morreu Douglas Trumbull, lenda dos efeitos visuais de Hollywood

Era o responsável, por exemplo, pelo final de 2001: Odisseia no Espaço e trabalhou em filmes como Blade Runner ou o início de A Árvore da Vida. Tinha 79 anos.

Foto
Douglas Trumbull, pioneiro dos efeitos especiais e visuais de Hollywood, morreu aos 79 anos Julian Herzog / wikicommons

Douglas Trumbull era um pioneiro dos efeitos especiais e visuais de Hollywood, que estava no activo desde o início da década de 1960 e teve o seu último crédito em 2018. Foi responsável, por exemplo, pelo final de 2001: Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, além de ter trabalhado em filmes como Encontros Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg, Blade Runner: Perigo Iminente, de Ridley Scott, ou A Árvore da Vida, de Terrence Malick. Além disso, foi também realizador e produtor. Morreu esta segunda-feira, aos 79 anos. "O meu pai lutava há dois anos com um cancro, um tumor no cérebro e um AVC”, escreveu a filha, Amy Trumbull, no Facebook.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar