Mil novas árvores vão ser plantadas no Parque das Serras do Porto

Este sábado, 5 de Fevereiro, 65 voluntários vão ajudar a plantar 700 árvores e arbustos em Covelo, no concelho de Gondomar. Carvalhos, sobreiros, medronheiros, bétulas e freixos vão substituir as acácias.

Foto
Adriano Miranda

Uma nova floresta nativa, com cerca de dois hectares, vai começar a ser plantada já este sábado, 5 de Fevereiro, em Covelo, concelho de Gondomar, num total de mil árvores e arbustos, disse à Lusa fonte do Parque das Serras do Porto.

A iniciativa vai distribuir-se por dois momentos, sendo o primeiro no sábado, na qual está prevista a plantação de 700 árvores e arbustos, ficando o resto para ser plantado por alunos de escolas, acrescentou Raquel Viterbo, responsável da entidade que reúne os municípios de Paredes, Valongo e Gondomar na gestão daquele espaço verde comum.

Carvalhos, sobreiros, medronheiros, bétulas e freixos estão entre a “muita diversidade de árvores” que irão ser plantadas num espaço onde “antes foi feito o controlo das acácias”, um trabalho financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), “desbravando um terreno que era praticamente impenetrável”, acrescentou.

A iniciativa visa dar “continuidade à reconversão ecológica desta interessante área, na proximidade do rio Sousa”, assinala a publicação no Facebook do Parque das Serras do Porto.

As árvores e arbustos chegarão ao terreno oriundas do projecto de expansão da floresta nativa na Área Metropolitana do Porto denominado “Futuro — 100 mil árvores na AMP”, bem como do Projecto Floresta Comum, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, acrescentou a responsável.

Segundo Raquel Viterbo, a plantação agendada para 5 de Fevereiro vai contar com 65 voluntários.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários