Skoda revela o “mais aerodinâmico” Enyaq Coupé iV

O Enyaq Coupé iV deverá chegar ainda este ano, mas, para já, não há nem data prevista de lançamento nem estimativa de preços.

Entre a gama, surgirá uma versão mais desportiva RS
Fotogaleria
Entre a gama, surgirá uma versão mais desportiva RS do Skoda Enyaq Coupé iV
Skoda Enyaq Coupé iV
Fotogaleria
Skoda Enyaq Coupé iV
Skoda Enyaq Coupé iV
Fotogaleria
Skoda Enyaq Coupé iV
Skoda Enyaq Coupé iV
Fotogaleria
Skoda Enyaq Coupé iV

Depois de ter visto o Enyaq iV de linhas SUV, a primeira aventura eléctrica do emblema checo, a ser bem acolhido, a Skoda avança com uma versão coupé, com a qual pretende imprimir alguma emoção a um novo paradigma de mobilidade que se distingue sobretudo pela racionalidade, área em que a marca dá cartas.

Por fora, as linhas procuram exprimir uma linguagem de sensualidade e elegância, sendo que, entre a gama, surgirá uma versão mais desportiva RS. Como resultado dos traços mais fluidos, com a típica linha do tejadilho descendente na traseira, a Skoda conseguiu melhor o coeficiente aerodinâmico face à versão SUV, passando a apresentar um Cx de 0,234, o que beneficia a autonomia que, estima a marca, pode chegar em algumas versões aos 545 quilómetros.

Apesar das dimensões exteriores serem menos robustas, o espaço interior continua a primar pela generosidade como é hábito, destacando-se uma mala de 570 litros (apenas menos 15 que o avantajado SUV). Além disso, destaca-se um habitáculo mais sustentável, sendo possível optar por revestimentos em lã certificada e em poliéster de garrafas PET recicladas. Há ainda a escolha do couro, que a marca destaca ser curtido recorrendo a soluções que excluem produtos químicos.

O Enyaq Coupé iV vai estar disponível com quatro níveis de potência e bateria com dois níveis de capacidade (62 kWh e 82 kWh). Com tracção traseira, o 60 é proposto com bateria de 62 kWh e 180cv; o 80, equipado com bateria de 82 kWh, debita 204cv. Já com tracção integral (e dois motores, um por eixo) e com a bateria maior, o 80x é proposto com 265cv, enquanto a versão apimentada RS chega aos 299cv, com binário máximo de 460 Nm, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

O carro, que assenta na plataforma MEB do Grupo VW e que será irmão do vindouro ID.5, deverá chegar ainda este ano, sem que haja, porém, uma data prevista. Também não há preços, mas como referência o SUV Enyaq iV é proposto, na declinação 60, a partir de 42.900€.

Sugerir correcção
Comentar