Mário Cláudio: ficção suprema

A brincadeira chegou ao fim? O autor diz que sim.

Foto
Tiago Veiga ou Mário Cláudio? Máscara e rosto fundiram-se Adriano Miranda

Mais ou menos parcelar ou mais ou menos fragmentária, a biografia de uma personagem fictícia é, certamente, a mais canónica das formas romanescas. Particularmente exuberante na tradição anglo-saxónica, onde não poucas vezes o nome do protagonista “biografado’”titula as obras — lembremo-nos de Tom Jones, David Copperfield, Tristram Shandy ou Tom Sawyer —, tal dispositivo gerador de ficções inscreve-se, desde o início, como matriz e fonte da obra de Mário Cláudio (Porto, 1941), com os romances da Trilogia da Mão: Amadeo, Guilhermina e Rosa. Mas foi com a invenção ficcional — e metaficcional — de Tiago Veiga que o autor de Camilo Broca (outro exercício bioficcional) mais terá ousado. E melhor.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar