Menos turismo gerou menos lixo - mas a quebra de 2020 foi em Lisboa inteira

Estudo permite perceber que em toda a zona central da cidade houve uma grande diminuição na produção de lixo no primeiro confinamento. Até Outubro de 2020, ainda não tinham sido recuperados os níveis pré-pandemia.

Foto
A recolha selectiva porta-a-porta esteve suspensa durante uns meses, mas a recolha de ecopontos e de lixo indiferenciado manteve-se Nuno Ferreira Monteiro

Se a maioria das pessoas se confinou em casa quando a covid-19 chegou a Lisboa, então a produção de lixo aumentou nas zonas residenciais e diminuiu nas zonas turísticas e de escritórios. Certo? Errado. O decréscimo foi mais acentuado nas áreas com menos características habitacionais, mas por toda a cidade se verificou uma menor produção de lixo face ao período pré-pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar