Jerónimo de Sousa vai ser operado de urgência e falha próximos dias da campanha eleitoral

O secretário-geral será substituído por João Ferreira e João Oliveira. O líder parlamentar comunista estará já na vez de Jerónimo de Sousa no frente-a-frente com Rui Rio, esta quarta-feira.

Foto
O problema de saúde de Jerónimo de Sousa foi detectado há poucos dias Daniel Rocha

O líder comunista Jerónimo de Sousa vai ser operado de urgência e falhar os próximos dias de campanha eleitoral. O secretário-geral do PCP, de 74 anos, vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica à carótida interna esquerda. Na segunda-feira à noite, participou ainda num encontro com artistas e trabalhadores da Cultura, em Lisboa.

“No seguimento de exames médicos e de uma avaliação clínica multidisciplinar, foi apurada a necessidade de Jerónimo de Sousa ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições”, diz o PCP em comunicado. Este problema de saúde de Jerónimo de Sousa foi detectado há poucos dias, segundo apurou o PÚBLICO.

“Está assim programado o internamento para amanhã, dia 12 de Janeiro, e prevê-se que o secretário-geral retome no final da próxima semana a sua intervenção política, nomeadamente na campanha eleitoral em curso para a Assembleia da República”, acrescenta o gabinete de imprensa do Partido Comunista Português. A concretizar-se este calendário, Jerónimo de Sousa participará apenas em acções da segunda semana oficial de campanha.

“Face à necessidade de encurtamento da agenda do secretário-geral do PCP para o dia de hoje [terça-feira], Jerónimo de Sousa participará apenas no encontro com membros de organizações representativas dos trabalhadores, com início às 15h, na Junta de Freguesia da Senhora da Hora, em Matosinhos”, esclareceu o PCP em novo comunicado, cerca de uma hora depois da primeira informação.

“Durante os dias de internamento e recuperação, mantém-se a agenda com as acções de campanha programadas para o secretário-geral, nas quais, a partir de amanhã e durante este período, será substituído pelos camaradas João Ferreira e João Oliveira, membros da comissão política e candidatos à Assembleia da República”, acrescenta o partido.

João Oliveira, o líder parlamentar comunista, assumirá os debates agendados para o PCP nas televisões. Entre eles está já o frente-a-frente com o presidente do PSD, Rui Rio, na SIC, nesta quarta-feira. Para dia 17 de Janeiro, já no período oficial de campanha, está marcado o debate na RTP com todos os partidos que elegeram deputados em 2019, e no dia 20 de Janeiro será o debate nas rádios (RR/Antena1/TSF) também com os líderes de todas as forças partidárias.

A estenose da carótida é o termo médico para uma situação de estreitamento das artérias carótidas, entre o pescoço e a cabeça, que pode ser provocada por um aperto ou obstrução dessas artérias, tornando mais difícil a passagem do sangue. Este problema aumenta o risco de o paciente sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquémico, que ocorre quando o fluxo de sangue para o cérebro diminui. Daí a necessidade de uma intervenção urgente no caso de Jerónimo de Sousa.

Esta não é a primeira vez que Jerónimo de Sousa tem um problema de saúde numa campanha eleitoral. Na campanha para as legislativas de 2005, ficou afónico num debate na televisão com PSD, PS, CDS e BE, acabando por o abandonar. “Perdi a voz, mas não perdi a esperança. No dia 20, votem na CDU e obrigado pela vossa compreensão”, afirmou Jerónimo de Sousa antes de abandonar o debate, logo a seguir ao intervalo.

A Presidência da República já emitiu uma nota sobre o estado de saúde do líder do PCP. “Ao tomar conhecimento da intervenção cirúrgica urgente a que Jerónimo de Sousa terá de se submeter, o Presidente da República falou telefonicamente com o secretário-geral do Partido Comunista Português, desejando que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação, regressando, logo que possível, à sua importante actividade política e partidária”, revela uma nota.

Partidos desejam “recuperação”

O primeiro-ministro António Costa, citado pela Lusa, desejou “as melhoras e uma pronta recuperação a Jerónimo de Sousa”, considerando que este “é obviamente um momento triste para a campanha eleitoral”.

À esquerda, a coordenadora bloquista Catarina Martins desejou, também citada pela Lusa, uma “rápida recuperação” e disse esperar ver Jerónimo “em breve na campanha”, enquanto o cabeça-de-lista do Livre pelo círculo de Lisboa, Rui Tavares, desejou que o secretário-geral do PCP “se restabeleça prontamente e bem”.

Também do quadrante político mais à direita vieram votos de uma boa e célere recuperação. “Desejo as rápidas melhoras e um bom restabelecimento a Jerónimo de Sousa”, disse o presidente da IL João Cotrim de Figueiredo. Já o líder do Chega, André Ventura assumiu esperar uma “rápida recuperação e regresso ao combate político” por parte de Jerónimo de Sousa.

Sugerir correcção
Ler 49 comentários