PSD quer estágios no início da carreira para escolher “os melhores professores”

Partido propõe separar habilitação para a docência, a cargo das instituições de ensino superior, da profissionalização, que passará a ser feita em algumas escolas em contexto de sala de aula. Programa resgata tema da recuperação do tempo de serviço, que passaria a ter reflexos nas reformas dos professores.

Foto
O programa eleitoral do PSD é apresentado esta sexta-feira Nuno Ferreira Santos

Os diplomados em cursos que dão acesso à profissão de professor terão que fazer um estágio de um ano, numa escola, no final do qual um júri avaliará se reúnem condições para ingressar na carreira docente. Este modelo de profissionalização em exercício já está previsto na lei e é com ele que o PSD quer “escolher os melhores” para dar aulas nas escolas públicas. A proposta é uma das poucas novidades do programa do partido, apresentado esta sexta-feira, para a área da Educação face ao documento com que concorreu às legislativas de há dois anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários