Montepio vendeu carteira de malparado de 253 milhões por 58,4 milhões

Alienação de carteira “que englobou 10.318 contratos, com e sem garantia, registados em balanço e fora de balanço” tem impacto positivo de 1,5 milhões nos resultados do banco

Foto
Goncalo Dias

O Montepio vendeu uma carteira de crédito malparado no valor de 253 milhões de euros por 58,4 milhões de euros, com um efeito positivo nos resultados do banco de 1,5 milhões de euros, segundo um comunicado.

Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Montepio complementa a informação que divulgou ao mercado sobre esta venda, no dia 31 de Dezembro.

“No dia 29 de Dezembro de 2021 e após um processo de venda competitivo”, o Montepio “celebrou Contratos de Compra e Venda relativos a uma carteira de créditos não produtivos (‘non performing loans’), sob a forma de venda directa às entidades LX Investments Partners III (sediada no Luxemburgo), BTL Ireland Acquisitions II Designated Activity Company (sediada na República da Irlanda) e BTLP Acquisitions I Unipessoal, Lda (sediada em Portugal)”, lembrou.

“O montante bruto alienado foi de 253 milhões de euros, numa carteira que englobou 10.318 contratos, com e sem garantia, registados em balanço e fora de balanço”, recordou a entidade, revelando no comunicado de hoje que “o valor de venda da carteira de créditos totalizou 58,4 milhões de euros, traduzindo, após o desreconhecimento total dos créditos, um impacto estimado positivo nos resultados do Banco Montepio, após o efeito fiscal, de 1,5 milhões de euros”.

De acordo com o banco, “o rácio de NPE [rácio de exposição a crédito não produtivo] será reduzido em um ponto percentual em resultado da diminuição das exposições não produtivas”.

Por outro lado, “a transacção contribui para um aumento de 3 p.b. [pontos base] no rácio de Capital Total do Banco Montepio, consolidando a estratégia encetada pelo conselho de administração de contínua redução de activos não produtivos e de reforço dos rácios de capital”, rematou o Montepio.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários