Sismo de magnitude 7,3 atinge Timor-Leste

Consequências do abalo ainda são desconhecidas.

Foto
Timor-Leste. Foto de arquivo Miguel Madeira

Um sismo de magnitude 7,3 atingiu Timor-Leste na tarde desta quarta-feira, de acordo com a USGS, agência sísmica norte-americana que monitoriza a actividade geológica em todo o mundo. O sismo teve o seu epicentro no Mar de Banda, a 121 quilómetros de Lospalos, em Timor-Leste, e fez-se sentir pelas 18h25.

O abalo ocorreu no mar, a uma profundidade de 166,9 quilómetros e a USGS registou-o com o nível de alerta verde, o que aponta para baixa de probabilidade de mortes e de estragos. Timor situa-se a 96 quilómetros do epicentro do sismo.

O tremor de terra terá sido sentido como particularmente forte na zona oriental de Timor. A força do sismo pode ter sido temperada pela sua relativa grande profundidade, o que faz com que se sinta como mais fraco em termos absolutos.

António Sampaio, correspondente da agência Lusa na região, adiantou na RTP3 que o sismo foi “forte e prolongado”. O tremor de terra ocorreu durante a noite, por volta das 3h25 locais, acordando muitos habitantes.

As autoridades indonésias, onde foi detectado o epicentro do sismo, ainda não emitiram um alerta de tsunami.

A povoação mais próxima do epicentro do sismo, Lospalos, no município timorense de Lautém, tem uma população de 17.200 habitantes e está localizada a 113 quilómetros do epicentro. Na segunda maior cidade timorense, Baucau, com uma população na ordem dos 16.000 habitantes, que se encontra a 160 quilómetros, o sismo já foi sentido como mais leve.

A magnitude exacta, epicentro e profundidade do terramoto poderá ser revista nas próximas horas, à medida que os sismólogos revêem os dados e aperfeiçoam os seus cálculos, e que outras agências emitam os respectivos relatórios.

De acordo com o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês), o sismo ocorreu na quinta-feira, 30 de Dezembro de 2021, às 3h25, hora local, no mar, a uma profundidade considerável. Um outro relatório foi também emitido pelo instituto australiano Geoscience Australia (GeoAu), que o listou como um sismo de magnitude 7,5.

O Réseau National de Surveillance Sismique (RéNaSS) de França, listou-o com a magnitude 7,0, e o Centro Alemão de Investigação de Geociências (GFZ), com uma magnitude 7,2.

Sugerir correcção
Comentar