Desbaratada a oposição, Hong Kong elege este domingo um parlamento de “patriotas” chineses

Mais de um ano depois do adiamento eleitoral, justificado com a pandemia, dezenas de candidatos pró-democracia estão detidos ou condenados. Pelo meio foi aprovada uma lei que garante o controlo do LegCo por políticos pró-Pequim.

democracia,mundo,eleicoes,china,hong-kong,asia,
Fotogaleria
Uma urna à espera dos boletins de voto para a eleição do Conselho Legislativo de Hong Kong JEROME FAVRE/EPA
democracia,mundo,eleicoes,china,hong-kong,asia,
Fotogaleria
Autoridades espalharam cartazes dos candidatos pela cidade, mas o movimento pró-democracia espera uma abstenção elevada JEROME FAVRE/EPA

“O fim de uma era”. É com esta descrição funesta e um sentimento profundo de abatimento que, depois de vinte e cinco anos dedicados ao estudo do sistema e do comportamento eleitorais de Hong Kong, os politólogos Ivan Choy Chi-keung e Ma Ngok apresentaram, na quinta-feira, o seu último livro académico sobre o tema, intitulado The Electoral System and Voting Behaviour in the Hong Kong Special Administrative Region e editado pela City University of Hong Kong Press.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários