Cinco crianças morrem na Austrália a brincar num castelo insuflável

Uma rajada de vento fez o insuflável levantar voo e as crianças caíram de uma altura de dez metros.

Foto
Foi aberta uma investigação ao acidente na escola primária de Hillcrest, na Tasmânia GRANT WELLS / EPA

Pelo menos cinco crianças morreram e outras quatro ficaram feridas na Austrália, esta quinta-feira, depois de uma rajada de vento ter levantado o castelo insuflável onde brincavam.

Um grupo de crianças de uma escola primária na ilha da Tasmânia estava a celebrar o último dia de aulas antes do período das férias de Natal, quando o acidente ocorreu. Uma rajada de vento forte levantou o castelo insuflável onde as crianças estavam a brincar, e algumas caíram de uma altura de dez metros, segundo a polícia.

Quatro crianças morreram no local e uma acabou por morrer já no hospital, e quatro estão ainda hospitalizadas. A identidade das vítimas não foi revelada, mas estima-se que teriam entre dez e 12 anos.

As equipas de emergência médica foram chamadas à escola primária de Hillcrest por volta das 10h de quinta-feira (hora local, 23h de quarta-feira em Portugal continental).

O caso chocou a comunidade local e o país. O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, lamentou o acidente, que descreveu como “impensável e desolador”. “Crianças tão pequenas num dia divertido que acaba numa tragédia horrível”, disse Morrison.

Foi aberta uma investigação para apurar responsabilidades pelo acidente. À imprensa local, pais de alunos dizem que esta não foi a primeira vez que a escola usou este tipo de equipamento de diversão para festas e que nunca tinha ocorrido nada semelhante.

No passado, já tinha havido casos de acidentes mortais a envolver brinquedos insufláveis. Em 2019, duas crianças morreram e 20 ficaram feridas na China e, um ano antes, no Reino Unido, uma criança morreu depois de ser projectada quando o insuflável onde brincava explodiu.

Em 2015, um caso idêntico ocorreu na Madeira, quando uma menina que brincava num insuflável foi projectada por causa de uma rajada de vento, acabando por morrer.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários