Comissão que investiga ataque ao Capitólio acusa Trump de “abandono de funções”

Chefe de gabinete de Trump foi acusado de desobedecer ao Congresso e pode ser alvo de uma acusação criminal. Mensagens trocadas no dia 6 de Janeiro revelam clima de pânico no círculo mais próximo de Trump, perante a inacção da Casa Branca.

Foto
A republicana Liz Cheney e o democrata Bennie Thompson são os dois líderes da comissão de inquérito da Câmara dos Representantes EPA/JIM LO SCALZO

Numa decisão sem paralelo em quase 200 anos de história, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, na noite de terça-feira, uma declaração de desobediência ao Congresso contra um dos seus antigos membros, Mark Meadows, o último chefe de gabinete do ex-Presidente norte-americano Donald Trump. Meadows, que se recusou a depor na comissão, recebeu mensagens de várias figuras próximas de Trump, no dia 6 de Janeiro, com pressões para que a Casa Branca ordenasse o fim da invasão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar