Jung Chang: “É impossível Xi Jinping fazer o que Mao fez”

Com os livros Cisnes Selvagens, As Irmãs Soong, A Imperatriz Viúva e a biografia de Mao Tsetung, Jung Chang olhou para o seu próprio passado em plena Revolução Cultural, mas também para todo período da China moderna. Em conversa com o P2, a escritora, que saiu da China em 1978, diz que ainda não conseguiu escolher o tema para um novo livro.

Foto
David Levenson/Getty Images

Simpática e com um olhar atento ao que a rodeia, Jung Chang conversou com o P2 em Óbidos, onde foi uma das convidadas da última edição do festival literário Folio. O elogio ao café português serviu de mote para uma entrevista em que desbravou a sua juventude na China, em plena Revolução Cultural, mas a actualidade do país não foi esquecida. A autora da polémica biografia de Mao Tsetung, censurada na China, acredita que Xi Jinping se inspirou na figura do ditador, mas que não vai conseguir impor um sistema sociopolítico semelhante àquele onde viveu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários