Défice da balança comercial agrava-se quase mil milhões de euros em Outubro

O défice da balança comercial de bens aumentou, em Outubro, 971 milhões de euros em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando agora 1985 milhões de euros, segundo os dados mais recentes do INE.

Foto
Nuno Ferreira Santos

As importações de bens voltaram a crescer mais de 17% em Outubro, aumentando quase seis vezes mais do que as exportações, um movimento que levou a um agravamento de quase mil milhões de euros do défice da balança comercial. Os dados foram publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta de que o saldo da balança comercial de bens atingiu os 1985 milhões de euros negativos em Outubro.

Segundo os dados do INE, Portugal exportou bens no valor total de 5611 milhões de euros em Outubro, valor que corresponde a um aumento de 3% face ao mesmo mês do ano passado e a uma subida de 1,8% em relação a Setembro deste ano. Já as importações totalizaram 7596 milhões de euros no mês em análise, mais 17,5% do que há um ano e um aumento de 4,4% face ao mês de Setembro.

Feitas as contas, no período acumulado de Janeiro a Outubro de 2021, Portugal importou 66.508 milhões de euros e exportou outros 52.243 milhões, montantes que, em ambos os casos, correspondem a aumentos de cerca de 18% face a igual período do ano passado.

Foi neste cenário que o défice da balança comercial de bens aumentou, em Outubro, 971 milhões de euros em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando agora 1985 milhões de euros.

Mesmo assim, considerando o conjunto do ano, continua a existir uma ligeira melhoria do défice da balança comercial em relação a 2020. No acumulado de Janeiro a Outubro deste ano, o défice da balança comercial totaliza 14.264 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 124 milhões em relação ao ano passado.

Combustíveis pesam sobre importações

A contribuir para o aumento acelerado das importações esteve, sobretudo, a componente de combustíveis, numa altura em que os preços da matéria-prima têm vindo a aumentar. Do lado das exportações, foi a indústria que mais contribuiu para o crescimento registado.

“Em Outubro de 2021, face ao mesmo mês de 2020, nas exportações, salienta-se o aumento de fornecimentos industriais (mais 19,8%), sobretudo de produtos transformados, principalmente para Espanha, e o decréscimo de material de transporte (menos 22%)”, indica o INE.

Quanto às importações, detalha, “salientam-se, em Outubro de 2021 face a igual mês de 2020, o aumento de fornecimentos industriais (mais 36,4%), sobretudo produtos transformados, e o acréscimo de combustíveis e lubrificantes (mais 113,9%), reflectindo o aumento dos preços, ambos principalmente de Espanha”. Em sentido contrário, as importações de material de transporte, proveniente sobretudo da Alemanha, sofreram uma quebra de 17,7%.

Sem a componente de combustíveis, detalha ainda o INE, as exportações e as importações teriam aumentado, respectivamente, 1% e 9,6% em Outubro. Já o défice da balança comercial seria de 1242 milhões de euros, mais 525 milhões do que em Outubro do ano passado.

Espanha suporta exportações, importações a países fora da UE disparam

A suportar o aumento das exportações voltou a estar Espanha, principal destino das vendas internacionais de bens por Portugal, enquanto as vendas ao Reino Unido prolongam a tendência de queda já verificada no mês anterior. No caso das importações, destaca-se o aumento acentuado das compras aos países fora da União Europeia.

Em Outubro, as vendas a Espanha totalizaram 1493 milhões de euros, um aumento superior a 16% em relação ao mesmo mês do ano passado. Também as exportações de bens para França, segundo maior parceiro comercial de Portugal, registaram um aumento, ainda que mais ligeiro, na ordem dos 2,5%.

Quanto à Alemanha e ao Reino Unido, respectivamente o terceiro e o quarto maior destino do comércio internacional de bens por Portugal, as exportações registaram quedas: 3% no caso da Alemanha e 10% no caso do Reino Unido. A fechar a lista dos cinco maiores parceiros comerciais de Portugal, as exportações para os Estados Unidos dispararam quase 30% em Outubro.

No que diz respeito às importações, a tendência é semelhante. As compras de bens feitas por Portugal a Espanha e a França aumentaram 20,3% e 4,8%, respectivamente, enquanto as importações à Alemanha e ao Reino Unido caíram 8,7% e 54%.

Já nas compras a países que não pertencem à União Europeia, o aumento é mais expressivo. Em Outubro, as importações a países extra-União Europeia cresceram perto de 48%, para um total de 1987 milhões de euros. Os Estados Unidos voltam a assumir um papel relevante neste movimento, com as importações a este país a aumentarem 37% no mês em análise.

(Notícia actualizada às 12h22 com mais informação)

Sugerir correcção
Ler 10 comentários