A corrupção combatida com palavras

O problema da corrupção é o reflexo da natureza de um dos estados mais centralizados e labirínticos da Europa e da própria ineficiência e falta de meios dos agentes da Justiça

A Justiça tem a funcionar há mais de 40 anos um Núcleo de Assessoria Técnica na Procuradoria-Geral da República para melhorar o combate à corrupção. Depois, instalou-se na Polícia Judiciária uma unidade de informação financeira. Em 2008, nasceu o Conselho de Prevenção da Corrupção e três anos depois, ainda na PJ, um Gabinete de Recuperação de Activos. Pelo meio, a Assembleia e sucessivos governos prometeram, fizeram e desfizeram leis em nome do supremo interesse da transparência, contra o tumor da corrupção que compromete a equidade, mina as instituições e corrói a democracia. Não bastou.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários