DGS recusa responsabilidades no Belenenses SAD-Benfica

A Direcção-Geral da Saúde garante ter tido participação no episódio deste sábado apenas do ponto de vista epidemiológico e que a decisão de o jogo se realizar em nada teve que ver com uma indicação do organismo de saúde.

Foto
EPA/ANTONIO COTRIM

A Direcção-Geral da Saúde remete o episódio do Belenenses SAD-Benfica para o plano desportivo, recusando, dessa forma, responsabilidades na realização de um jogo com uma equipa em inferioridade numérica, dizimada por casos de covid-19.

“A autoridade de saúde local e a DGS não se pronunciam sobre a realização de jogos, quer sejam de futebol ou de outro desporto”, aponta a DGS neste domingo, em nota de imprensa, uma garantia que vai ao encontro do que já foi escrito no PÚBLICO neste domingo.

E acrescenta: “Na defesa e protecção da saúde pública, compete à autoridade de saúde local a investigação epidemiológica de casos de infeção por covid-19 para a implementação de medidas de prevenção e controlo, de modo a interromper cadeias de transmissão da infecção (…) o inquérito epidemiológico inclui ainda o rastreio de contactos dos casos, sendo feita uma avaliação e estratificação de risco dos mesmos, encaminhamento para isolamento dos casos identificados e contactos de risco”.

Nesta medida, a DGS garante ter tido participação no episódio deste sábado apenas do ponto de vista epidemiológico e que a decisão de o jogo se realizar em nada teve que ver com uma indicação do organismo de saúde.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários