O investimento na vinha em Portugal está a tornar-se sexy para o capital estrangeiro

Tudo indica que haverá cada vez mais estrangeiros a investir nas nossas vinhas. A financeirização do sector pode estar em marcha. À qualidade e potencial de crescimento dos vinhos, juntam-se muitos factores de atracção, desde a riqueza de castas à história e valia do capital humano.

Foto
A ver o Douro Nelson Garrido

Num mundo cada vez mais aberto e globalizado, até um sector tão caseiro e tradicional como vinho começa a ceder. A família, a emoção, herança e tradição começam a dar lugar à racionalidade económica, à gestão, à lógica financeira e ao capital, como se vai vendo com a quantidade crescente de capitais estrangeiros a entrarem no negócio do vinho no nosso país. Do Douro ao Alentejo, do Minho aos Açores, não faltam exemplos da atracção que as propriedades vinhateiras exercem sobre os investidores estrangeiros, pondo já hoje em causa até a clássica piada que os produtores tradicionais costumam atirar aos curiosos: sabe qual a forma mais rápida de, no vinho, se fazer uma pequena fortuna? É começar com uma grande fortuna.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários