Há dois nós essenciais na rede que suporta a divisão celular

Equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, na Universidade do Porto, associa, pela primeira vez, duas conhecidas proteínas ao sucesso da divisão celular.

Foto
o verme C. elegans com vários embriões DR

Vamos imaginar uma rede de cabos ligados uns aos outros por vários nós e que esta sólida estrutura ajuda uma célula-mãe a dividir-se em duas células-filhas. Será que se retirarmos os nós, a rede se desfaz? Depende dos nós que tirarmos. O que uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), na Universidade do Porto, descobriu foi que há uma combinação específica de dois destes muitos nós, um pequenino e rígido e outro grande e maleável, que fazem com que a firme rede se desfaça. E sem rede, a divisão celular não acontece.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários