Covid-19: estudo encontrou o medo e a solidão em oito milhões de chamadas telefónicas

Investigação sobre saúde mental conclui que as chamadas para linhas de apoio atingiram o pico seis semanas após o surto inicial da pandemia, excedendo os níveis pré-pandémicos em 35%.

Foto
Cientistas analisaram oito milhões de chamadas recebidas em 23 linhas de apoio de 14 países europeus, incluindo Portugal, e ainda os EUA, China, Hong Kong, Israel e Líbano.,Cientistas analisaram oito milhões de chamadas recebidas em 23 linhas de apoio de 14 países europeus, incluindo Portugal, e ainda os EUA, China, Hong Kong, Israel e Líbano. Paulo Pimenta,Paulo Pimenta

O trabalho publicado esta quarta-feira na revista Nature envolveu a análise de oito milhões de chamadas recebidas em 23 linhas de apoio de 14 países europeus, incluindo a SOS Voz Amiga, em Portugal, e ainda os EUA, China, Hong Kong, Israel e Líbano. Os investigadores confirmaram um aumento das chamadas logo após a primeira onda da covid-19 e concluíram que esta sobrecarga de pedidos de ajuda foi motivada sobretudo pelo medo (incluindo o medo da infecção) e pela solidão. Mais do que exacerbar velhas ansiedades e angústias, a pandemia substituiu-as.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários