Durante seis semanas, filmou-se um glaciar a derreter na Islândia — e o ritmo é preocupante

Uma equipa de realizadores, especialistas em glaciares e em comunicação de ciência, instalou duas câmaras no glaciar Breidamerkurjokull, na Islândia — que lá ficaram durante seis semanas e captaram o gelo a derreter, durante o Verão, a uma velocidade considerada surpreendente

Apesar de as imagens mostrarem apenas uma pequena parte do glaciar, Snævarr Guðmundsson refere que são exemplificativas do quão depressa o Breidamerkurjokull está a derreter. O especialista em glaciares no South East Iceland Nature Research Centre explicou à Vice que "quando um glaciar está em equilíbrio, a acumulação do Inverno deverá ser igual ao derretimento do Verão". "Mas isso não é o que acontece aqui. A ablação [redução em volume] acelerou em relação à recuperação, e nas décadas mais recentes registou-se uma regressão de mais de 250 metros por ano."

Para Kieran Baxter, professor de Design de Comunicação da Universidade de Dundee, na Escócia — também envolvido no projecto —, "imagens como esta deveriam ser um alerta". "As alterações climáticas já estão a provocar consequências terríveis em todo o mundo e temos que assumir a responsabilidade por isso", referiu.

O vídeo foi divulgado durante a COP26, que está a acontecer em Glasgow, Escócia, até 12 de Novembro, com um pedido de acção imediata. O volume de gelo que derrete na Islândia, avisou Baxter, é "apenas um dos indicadores que nos mostram a escala dos impactos" das alterações climáticas. "Os caminhos escolhidos, incluindo as decisões tomadas na COP 26, terão grande influência no futuro."