Pelas antigas escolas primárias de Odemira à descoberta da cultura e das gentes

Nos últimos anos, projectos relacionados com o artesanato, a gastronomia e as tradições do concelho do Alentejo Litoral têm aproximado os turistas da comunidade e da cultura.

Foto
Oficina na Escola, em Vila Nova de Mil Fontes, é um dos projectos que ocuparam as escolas primárias erguidas durante a ditadura em Odemira Jyoti Graziano | Spira

No concelho de Odemira, as escolas primárias construídas durante o Estado Novo, que foram fechando com a desertificação do interior, estão a ganhar novas vidas. Ao longo de três dias, a viagem temática “Regresso à Escola”, programada pela Portugal Heritage Tours, marca de Operador Turístico da Spira - Revitalização Patrimonial, quis mostrar como os projectos que ocuparam estas escolas estão a recuperar o património cultural, a envolver a comunidade e a promover o turismo rural de forma sustentável.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar