Oceanos estão a perder oxigénio: “Vai ter efeitos nefastos nos ecossistemas marinhos”

A desoxigenação dos oceanos é a uma parte de um “trio mortífero” de problemas, a que se juntam a acidificação e o aquecimento. Apesar de menos discutido até há poucos anos, esta questão tem impactos muito mais nefastos do que aqueles que esperávamos, considera o biólogo Rui Rosa.

Foto

Há várias décadas que a acção humana tem provocado alterações muito significativas nos ecossistemas marinhos. O oceano foi determinante para o aparecimento de vida na Terra e tem mantido um papel preponderante no seu funcionamento – em particular na protecção contra as alterações climáticas. Em Dia de Acção do Oceano na 26.ª cimeira da ONU sobre alterações climáticas (COP26), esta sexta-feira, os impactos da actividade humana no oceano estiveram em destaque, num debate em que discutiu “a necessidade de adoptar medidas ambiciosas e urgentes para a saúde do oceano”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários