Um fluxo eufórico

A música para dois pianistas tem a particularidade de se bifurcar em obras para dois pianos e piano a quatro mãos, num e noutro caso num fluxo intrinsecamente intenso entre os intérpretes, de uma exigente precisão e não raro eufórico.

Foto
Vanessa Vagner, um dos “pianos” de This is America! Caroline Doutre

“A música americana tem códigos muito afastados da nossa música europeia. Ela é ao mesmo tempo. Ela é simultaneamente acessível e exigente, simples e complexa”, lê-se no livrete de This Is America! Da conjugação dos dois factores resulta um reportório de possibilidades que, se não é quantitativamente pletórico, tem ainda assim variadas facetas e inclui mesmo algumas obras de referência, em que se salienta a produção minimal repetitiva, com Reich, Glass e Adams, mas tem precedentes na linha por assim dizer mais caracteristicamente americana mais mainstream, com Copland e Bernstein.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários