Sérgio Conceição quer FC Porto “emocionalmente inteligente” ante o AC Milan

“Dragões” jogam em San Siro importante cartada para garantirem o acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Foto
LUSA/MANUEL FERNANDO ARAÚJO

Sérgio Conceição pretende um FC Porto “emocionalmente inteligente” sem “pensar em resultados”, na partida desta quarta-feira, frente aos italianos do AC Milan, da quarta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

Os “dragões”, que somam quatro pontos, partem para este desafio com um pouco mais de conforto na tabela do que os milaneses, que ainda não pontuaram e têm a derradeira oportunidade nas suas ambições de qualificação.

“Temos de ser inteligentes a nível emocional, porque os 15 a 20 minutos iniciais nestes ambientes são sempre difíceis. Temos de saber jogar com isso, entrar da mesma forma ou mais fortes do que o adversário, com agressividade, e pausando o jogo quando for necessário. Não acho que tenhamos de abordar o jogo de forma diferente, pensando neste ou noutro resultado, porque isso acabará por ser negativo”, analisou Sérgio Conceição.

Apesar da vitória (1-0), com exibição categórica, frente ao AC Milan, na ronda anterior da competição, no Porto, o treinador dos “azuis e brancos” não poupa nos elogios ao adversário, lembrando o historial e a presente carreira da equipa no campeonato italiano.

“Têm sete títulos de campeão europeu e quatro mundiais e ainda não perderam na Série A, um dos melhores campeonatos do mundo. Estiveram a ganhar ao Liverpool e fizeram dois golos em Inglaterra, contra uma das melhores equipas do mundo. Contra o Atlético Madrid também foi muito equilibrado, e, se calhar, não mereciam perder. Têm muitos pontos fortes”, analisou Sérgio Conceição.

Por isso, o treinador portista perspectiva um desafio “muito difícil”, reforçando não ser “fácil jogar naquele ambiente”, garantindo um FC Porto com o “intuito de conseguir contrariar tudo e ganhar o jogo”.

“Expectativas são sempre as mesmas, independentemente da competição ou do adversário. Os jogos são todos diferentes. É o mesmo adversário de há uns dias, mas este terá a sua história, consoante o que fizermos em campo. Independentemente dos jogadores que formarem o onze, o Milan será sempre fortíssimo e compete-nos contrariar a qualidade individual e colectiva”, vincou.

Questionado sobre o regresso de alguns jogadores importantes às opções dos milaneses, para além da possível ausência de elementos como Uribe no meio-campo do FC Porto, o treinador preferiu não se alongar.

“Não mudamos em função da ausência ou disponibilidade de um jogador. Claro que quanto mais longe estivermos da nossa baliza melhor. Foi isso que se passou no jogo no Dragão. O plano de jogo tem a ver com os pontos fortes do adversário e com aquilo que nós somos. Mas não sou muito de mudar os princípios da equipa em função de um adversário, embora já o tenha feito frente ao Manchester City”, frisou.

Sérgio Conceição reconheceu que Wendell, Marcano e Uribe, que não participaram no último treino da equipa em solo nacional, “dificilmente estarão disponíveis”, retirando mesmo Wendell dos planos para este jogo, ainda que os jogadores integrem a comitiva na viagem para Itália.

Sugerir correcção
Comentar