Sucessores de Edgar Cardoso favoritos à execução do projecto da nova ponte sobre o Douro

Três consórcios liderados por gabinetes de engenharia portugueses ganharam o direito a disputar o concurso para a execução do projecto.

vila-nova-gaia,douro,local,porto,metro-porto,transportes,
Fotogaleria
A proposta que ficou em primeiro lugar, com 94,2 pontos
vila-nova-gaia,douro,local,porto,metro-porto,transportes,
Fotogaleria
A proposta que ficou em segundo lugar, com 90,65 pontos
vila-nova-gaia,douro,local,porto,metro-porto,transportes,
Fotogaleria
A proposta que ficou em terceiro lugar, com 89,7 pontos

Será, como se pedia, mais alta que a ponte da Arrábida “para não ser um obstáculo visual” no horizonte hoje dominado por esta obra de arte património nacional. Pensada para ser construída em betão, como a de Edgar Cardoso, a proposta vencedora da travessia para a nova linha do metro do Porto, desenhada por um consórcio liderado pela firma herdeira do saber acumulado pelo mais famoso engenheiro de pontes português, desenvolve-se em pórtico, com um vão principal de 430 metros, que suportaria um tabuleiro de 692 metros unindo as margens do Porto e de Gaia.