António Leitão Amaro: “Costa é tão derrotado como Medina”

António Leitão Amaro, um dos conselheiros de Carlos Moedas na campanha de Lisboa, diz que o candidato social-democrata é “o primeiro e o último responsável” pela vitória em Lisboa. Em entrevista ao programa Hora da Verdade, do PÚBLICO/Rádio Renascença, o ex-secretário de Estado da Administração Local considera que os resultados das autárquicas “são um sinal de fim de ciclo”.

Foto
Leitão Amaro foi um dos responsáveis pela estratégia da candidatura autárquica de Carlos Moedas Miguel Manso

O ex-vice-presidente da bancada parlamentar do PSD acredita que o sucesso de Carlos Moedas em Lisboa se pode repetir no país se o PSD apresentar uma “alternativa diferenciadora, reformista” e não for uma mera “muleta”. Sobre se a actual liderança de Rui Rio representa essa visão, o ex-deputado remete uma avaliação para o “momento próprio”. Pode ouvir a entrevista na íntegra esta quinta-feira às 23h00.

O resultado de Lisboa foi uma vitória de Carlos Moedas ou sobretudo uma derrota de Fernando Medina?
Foi claramente uma vitória de Carlos Moedas por duas razões: primeiro, o Carlos Moedas cresceu e venceu, na expressão dele, contra tudo e todos porque apresentou esta alternativa reformista que deu esperança às pessoas. Ele soube, e foi o único, de uma forma assertiva e intransigente, mostrar os fracassos, os erros e os falhanços da governação socialista. 

Mas Medina perde 25 mil votos em relação a 2017. 
Quando as urnas abriram às 7h30 da manhã não havia nenhum voto nas urnas. Todos os votos têm de ser ganhos de volta. Se quiser falar de derrotados, António Costa é tão derrotado como Fernando Medina porque as políticas sempre foram de António Costa, e seguidas por Medina, porque se envolveu na campanha. Há um mérito que tem de ser compreendido na denúncia do que está errado: aquela governação carregada de problemas éticos, de promiscuidade, de utilização do aparelho autárquico e municipal para distribuir em função do interesse partidário, em grande medida clientelar.

Estes 25 mil votos que Medina perdeu terão ido para a IL e para o Chega. Se estes partidos estivessem na coligação, Moedas teria maioria mais confortável?
A conclusão dessas transferências de voto é polémica.

Falo mais da Iniciativa Liberal...
Os resultados falam pelo erro tremendo que o partido fez e espero que possam corrigi-lo com o tempo, mas é uma falsa partida autárquica. A opção foi basicamente privilegiar o interesse partidário. Felizmente, e isso também é uma lição para o PSD, é possível o PSD ser liderante e ganhar a partir da sua base e com o seu cunho e a sua marca. Poderia haver circunstâncias que permitiriam um resultado ainda maior, mas este resultado é extraordinário, lembramos o que toda a gente dizia a poucas semanas da eleição. Se a IL poderia ter estado dentro do projecto, e não quis por interesse partidário, creio que hoje só pode estar arrependida e muitos dos seus eleitores a dizerem o mesmo. 

Foto
Miguel Manso

Como é que Carlos Moedas vai governar a câmara sem maioria?
As condições sobre a governabilidade do Governo não são a realidade das câmaras. Na câmara municipal, todos os eleitos pertencem ao executivo. O que significa que a dinâmica de decisão é completamente diferente. Um dos candidatos eleitos, derrotado, [João Ferreira] já veio dizer que irá votar tudo o que é positivo e ajudar a resolver a vida das pessoas. Ninguém compreenderia que o PS quisesse recusar os resultados eleitorais. O que os lisboetas escolheram foi Carlos Moedas e o seu programa. É muito combativo mas é uma pessoa com uma enorme capacidade de construir compromissos. 

O PS é que pode não estar nesse clima de cooperação...
Há que dar tempo ao PS... [Que] respeitem o vencedor e a vontade de mudança expressada pelos lisboetas. Todas as medidas são levadas ao executivo, que é plural. Vão votar contra o desagravamento de impostos? Contra transportes públicos gratuitos para avós e netos? Contra o acesso à saúde dos mais velhos? Nem na substância nem no espírito democrático qualquer desses cenários faz sentido. 

Moedas disse que a mudança tinha começado em Lisboa, mas não vai ficar por Lisboa. O que quer dizer com isso?
O que quer dizer, eu assim o interpreto e concordo, é que em Portugal o centro-direita, desde que seja diferenciador na alternativa e que tenha uma proposta de governação e de políticas públicas, e de pessoas que sejam diferentes, e que tenham esse reformismo moderado, equilibrando a modernidade com a consciência e sensibilidade social, tem hipóteses de vencer eleições e mudar o país.

Isto pode ser o princípio do fim do ciclo socialista e o PSD pode estar em condições de ganhar as legislativas em 2023?
O PSD não tem porque achar que não está em condições. Há demasiados sinais do que chama de fim de ciclo. O desespero preocupante do primeiro-ministro nesta campanha com comportamentos que são politicamente e democraticamente inaceitáveis como o abuso da função de primeiro-ministro para privilegiar candidatos do seu partido, a propósito sobretudo da bazuca, aquela cabeça perdida nas declarações sobre a refinaria da Galp em Matosinhos são só mais alguns sinais de um Governo claramente sem rumo. Quando pôde aproveitar o pico do ciclo económico internacional, em 2017 e parte de 2018, pôde distribuir, e basicamente não tinha projecto para mais nada. Conhecemos a frase de Thatcher - o socialismo acaba quando acaba o dinheiro...

Foto
Miguel Manso

Mas agora vem aí muito dinheiro...
E é por isso que vemos esta sofreguidão de António Costa a tentar distribuí-lo com critério partidário. Aceitar e tolerar que candidatos do PS digam que se a câmara for socialista o dinheiro chega cá mais depressa, é uma coisa absolutamente inaceitável. Vem algum dinheiro, mas continua a ser uma parte pequena do PIB. Eu creio que estes resultados são também um sinal de fim de ciclo. 

Neste momento, o PSD tem essa liderança diferenciadora de que fala?
Estivemos durante meses a trabalhar afincadamente para as autárquicas. Agora há uma fase de apreciação dos resultados e depois abrir-se-á esse processo de avaliação. 

A vitória é de Moedas, é de Rui Rio ou também aconteceu apesar de Rui Rio?
Aconteceu com Rui Rio a presidente do partido, isso é indiscutível. Mas é uma vitória indiscutivelmente e essencialmente de Carlos Moedas. Ele é o primeiro, o último e o principal responsável. Porque o escolhido não é apenas um líder com características muito próprias - a capacidade técnica, a moderação, a humildade face a uma certa arrogância. Há um cunho individual e depois há um cunho programático e de estilo de oposição assertiva. Quanto mais nós sabemos - e aqueles de nós que sabem como as coisas se passaram na preparação da candidatura -, mais sabemos que o mérito é essencialmente de Carlos Moedas. É uma grande vitória e um sinal de grande esperança não apenas para Lisboa, mas para o país. 

Estes resultados estão a travar os ímpetos para a sucessão de Rio. Acha que Rangel teve demasiada pressa?
Pressa? Creio que Rangel escreveu no seu jornal que este não é o tempo de fazer balanços.

Eu referia-me às semanas anteriores a domingo.
Eu vi Paulo Rangel, que é um dirigente nacional do PSD, um dirigente europeu e líder parlamentar no Parlamento Europeu, a correr o país inteiro como vi membros da direcção nacional e vi outros militantes. Vi Marques Mendes, Luís Montenegro. Creio que fez o papel dele. O partido respondeu todo, de forma exemplar, sem excepção, ao apelo de Rui Rio: todos a marchar e a contribuir para uma vitória.

Quem é que pode protagonizar essa alternativa? Luís Montenegro ou Paulo Rangel?
Poderia equacionar outras possibilidades. Responder a essa pergunta era entrar numa discussão extemporânea. 

Tem usado muito o termo centro-direita. O caminho é esse, de tentar agrupar o centro-direita, o PSD e o CDS aparecerem cada vez mais juntos, o que pode levar à diluição do CDS?
Pelo CDS falará o CDS. É indesmentível que tem havido uma interacção e uma colaboração com grande cumplicidade, com uma grande coerência sincera entre os dois partidos, sobretudo, desde a última governação no país. E que deixou obviamente essas raízes. Acho que cada partido faz o seu caminho, eu gosto de ver um CDS forte, sinceramente, porque acho que representa um espaço próprio. Acho que o PSD tem outro espaço. Se houver outros partidos com os quais nos entendemos, claro que sim, agora o espaço natural do centro-direita é liderado pelo PSD e continuará a ser. E creio que o Carlos Moedas deu essa reposta cabal, mas se pudermos ir aos Açores e à Madeira, quer o José Manuel Bolieiro quer o Miguel Albuquerque, mostraram isso também: é possível liderar plataformas diferentes.

Ambas com o CDS.
Ambas com o CDS.

Mas também com o apoio parlamentar do Chega no caso dos Açores.
Não é exactamente nesses termos e de relação de governo. É outra discussão. A verdade é que se olhar aos resultados nas autárquicas nos Açores, o PSD cresceu e cresceu por si.

Em muitos concelhos do país, o Chega aparece em terceiro lugar, inclusive em Viseu, no seu distrito. Conseguiu eleger vereadores em grande parte das autarquias à volta de Lisboa. Como é que vê o crescimento deste partido
Nós vemos esse crescimento num extremo do espectro partidário, do Chega, mas vemos um abatimento, uma queda abrupta no outro extremo do espectro partidário. O Bloco de Esquerda tem uma queda terrível, sem corresponder a um crescimento nem da CDU nem do PS, e a CDU também perde. Portanto não me surpreenderia muito que o crescimento do Chega estivesse ligado nestas eleições ao abatimento do outro extremo. Relativamente às opções e ao futuro do Chega: A resposta que Carlos Moedas deu é muito adequada.

E Rui Rio não tem sido suficientemente claro?
A resposta que o PSD deve dar é esta: nós temos o nosso programa e a nossa visão do mundo, que é inclusiva, aberta. O Chega tem de fazer o seu caminho e nós temos de fazer o nosso.

Foto
Miguel Manso

David Justino disse na Renascença, na segunda-feira, que até ao Congresso ainda há tempo para todos conversarem e haver uma espécie de reconciliação e de união no PSD. Acha possível? 

Sobre o julgamento da capacidade que Rui Rio tem, terei seguramente muita coisa a dizer e tenho ideias convictas sobre isso que são para discutir no momento certo, que ainda não é este.

E não as quer partilhar agora?
Não é o momento de o fazer porque há outra mensagem mais importante para transmitir. É o país. Em Lisboa, aconteceu este aparecimento de novos tempos, este sinal de esperança de que é possível do centro-direita aparecer uma alternativa verdadeiramente diferenciadora e que a oposição é mesmo assertiva quando toca a denunciar os erros do Governo, em que se é alternativa e não muleta, em que se oferece um reformismo verdadeiro e coerente que combine de forma moderada as vertentes da modernidade, liberdade, consciência, preocupação e cuidado social, sobretudo com os mais vulneráveis. Como é que isto tudo que estou a dizer se declina em avaliação do desempenho de Rui Rio e as opções para o futuro do PSD é um juízo para o momento próprio.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários