UE pondera adiar reunião do Conselho de Comércio e Tecnologia nos EUA

Bruxelas confirma que está a avaliar a “oportunidade” da realização desta cimeira transatlântica na sequência do anúncio do acordo AUKUS. Negociações comerciais com a Austrália também podem ser congeladas. Líderes europeus discutem a resposta da UE na sua reunião informal na Eslovénia, a 5 de Outubro.

Foto
Ursula von der Leyen deixou clara a insatisfação europeia após a chegada a Nova Iorque, para participar na Assembleia Geral da ONU YVES HERMAN/Reuters

A realização da primeira reunião do novo Conselho transatlântico para o Comércio e Tecnologia, agendada para o dia 29 de Setembro na cidade norte-americana de Pittsburgh, está em dúvida por causa da crise diplomática entre Bruxelas e Washington que se abriu com o anúncio da nova parceria entre a Austrália, os Estados Unidos e o Reino Unido para a defesa no Indo-Pacífico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar