AUKUS: UE fala em “falta de lealdade e de transparência” por parte dos EUA

Dirigentes da União Europeia discutiram em Nova Iorque o novo pacto militar entre os EUA, a Austrália e o Reino Unido. Documentos mostram que o negócio da venda de 12 submarinos franceses aos australianos já enfrentava problemas.

Foto
Josep Borrell na conferência de imprensa que se seguiu ao encontro dos ministros da UE em Nova Iorque JASON SZENES/EPA

A Alemanha colocou-se esta terça-feira firmemente ao lado da França nas críticas aos Estados Unidos por terem negociado uma aliança de defesa em segredo com a Austrália e com o Reino Unido – um pacto que teve como primeira consequência a perda por parte de Paris de um lucrativo acordo que envolvia a venda de 12 submarinos ao Governo australiano. “Precisamos todos de nos sentar à mesa; a confiança perdida tem de ser reconstruída – e isso obviamente não vai ser fácil”, disse em Bruxelas o ministro alemão dos Assuntos Europeus, Michael Roth.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários