Chukri, finalmente

Ajuda a perceber melhor a natureza deste livro, e toda a sua crueza, se acrescentarmos que se trata de um texto autobiográfico e que o seu autor só aprendeu a ler aos 21 anos.

Foto
Tânger foi a cidade que uniu Chukri e Bowles sergio azenha ( colaborador)

“Choro a morte do meu tio, rodeado de crianças. Algumas choram comigo. Já não é só quando me batem ou perco alguma coisa que choro. Reparo que as outras pessoas também choram. É a fome no Rife. A seca e a guerra”. O livro chama-se Pão Seco e o autor Muhammad Chukri (1935-2003). Este início é apenas uma antecâmara da violenta narrativa que se desenrola ao longo de duas centenas de páginas. Chukri faz do leitor um saco de boxe, que é o que a vida fez dele mesmo. Ler Chukri é um atrevimento: a escrita é torrencial e o autor está-se nas tintas para qualquer disciplina ou normatividade literária e gramatical.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários