O que pode acontecer quando trocamos o olhar com um robô? Um atraso nas nossas decisões

Este estudo pode ajudar a entender as implicações do uso de robôs humanóides em certos contextos, como no apoio clínico, na assistência doméstica e no trabalho em fábricas.

A troca de olhares entre humanos e robôs foi avaliada através de um jogo Instituto Italiano de Tecnologia

Investigadores do Instituto Italiano de Tecnologia quiseram saber se uma troca de olhares fixa e intensa entre robôs e humanos poderia ter influência na nossa tomada de decisões. A questão foi lançada através de um jogo: de um lado estava um robô humanóide e do outro um humano. Ao longo do desafio, a equipa percebeu que um olhar mútuo com um robô afectava a actividade neuronal humana e influenciava os processos de tomada de decisão – neste caso, houve um atraso numa decisão. O jogo vem relatado na última edição da revista científica Science Robotics.