Presidente da República condecora vice-almirante Gouveia e Melo pela sua carreira militar

No dia em que foi anunciado ter sido atingida a meta simbólica de 70% da população imunizada contra a covid-19, Marcelo atribuiu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis ao presidente da task-force da vacinação e também ao tenente-general Eurico Justino Craveiro, pelas suas carreiras militares.

Foto
Gouveia e Melo recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis LUSA/MIGUEL FIGUEIREDO LOPES

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira o vice-almirante Gouveia e Melo, actual coordenador da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 pela sua carreira militar, assim como ao tenente-general Eurico Justino Craveiro.

Apesar de a nota da Presidência não o referir, a cerimónia aconteceu no dia em queministra da Saúde anunciou que a meta simbólica de 70% da população residente em Portugal com a vacinação completa foi atingida esta quarta-feira, “algumas semanas antes” do que estava previsto (5 de Setembro), citando a informação da task force que coordena a campanha de vacinação contra a covid-19

​O vice-almirante Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, que desde o ano passado exercia funções de adjunto para o Planeamento do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), esteve desde o início da pandemia a preparar e a planear as acções conjuntas das Forças Armadas no terreno, nos lares de idosos, nas escolas e em apoio às autoridades de saúde. Tornou-se coordenador da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 em Fevereiro, sucedendo a Francisco Ramos. 

Henrique Gouveia e Melo, nascido em Moçambique em 1960, ingressou na Escola Naval em Setembro 1979 e navegou nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, exercendo diversas funções operacionais como oficial de guarnição e de comando. Com formação de base como “submarinista” - foi chefe da Esquadrilha de Submarinos, a qual integrou entre Setembro de 1985 e até 1992 -, o vice-almirante tem também vários cursos de especialização, entre os quais de comunicações e de guerra electrónica, sendo também especialista em informações.

Foi porta-voz da Marinha e, antes de ser chamado para o EMGFA, era, desde Janeiro de 2017, Comandante Naval na Marinha e, antes disso, chefe de gabinete do então chefe de Estado-Maior da Marinha, almirante Macieira Fragoso. Como comandante naval da Marinha, foi o responsável pelos trabalhos de recuperação pelo seu ramo em Pedrógão Grande, na altura dos fogos, em 2017.

No percurso da sua carreira, Gouveia e Melo foi ainda distinguido com diversas condecorações, como a Ordem Militar de Avis - Grau Comendador, oito Medalhas Militares de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 1.ª, 2.ª e 3.ª Classe, a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª Classe, a Medalha Militar de Cruz Naval de 3.ª Classe, a Medalha Militar de Comportamento Exemplar - ouro e, mais recentemente, a Ordem de Mérito Marítimo por parte da Marinha Francesa e a Medalha da Ordem do Mérito Naval - Grau Grande Oficial, atribuída pela Marinha do Brasil.

“O Presidente da República condecorou, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, pelas suas carreiras militares”, lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República e que é acompanhada por várias fotografias do momento. A Ordem Militar de Avis destina-se a premiar altos serviços militares, sendo exclusivamente reservada a oficiais das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, bem como a unidades, órgãos, estabelecimentos e corpos militares”.

Já o tenente-general Eurico Fernando Justino Craveiro nasceu em Mafra, em 1963, e em 1981 ingressou na Academia Militar, tendo transitado no ano seguinte para a Academia da Força Aérea. É licenciado em Ciências Militares e Aeronáuticas e frequentou o Curso Avançado em Aviões de Combate e o Curso Operacional, tendo sido, entre 2009 e 2011, comandante da Base Aérea n.º 5, em Monte Real.

O tenente-general Eurico Craveiro foi também Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico Militar do EMGFA e director do Pessoal da Força Aérea. Entre Maio e Junho de 2019 foi chefe de gabinete do general chefe do Estado-Maior da Força Aérea, tendo sido depois promovido a tenente-general e posteriormente nomeado comandante aéreo da Força Aérea.

Sugerir correcção
Comentar