Crianças com ansiedade e depressão estão a chegar aos hospitais e falta capacidade de resposta

No Centro Hospitalar Universitário do Porto, episódios de urgência de pedopsiquiatria aumentaram 95% entre Março e Maio deste ano, por comparação com mesmo período de 2019. No Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, lista de espera para uma consulta da especialidade aumentou para dois meses, na primeira infância, e para entre quatro a cinco meses, na adolescência.

Foto
Paulo Pimenta

Das perturbações de ansiedade às alterações do comportamento ligadas ao sono e ao apetite, passando, nos casos mais graves, pela ideação suicida ou pelos comportamentos auto-lesivos, a pandemia está a fazer aumentar a procura de cuidados pedopsiquiátricos. No Centro Hospitalar Universitário do Porto, que engloba o Hospital de Santo António, houve um aumento dos episódios de urgência superior a 95%, entre Março e Maio deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2019.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários