Governo cada vez mais perto de resgatar concessão na mina de Montalegre

Lusorecursos está a poucas semanas de falhar a cláusula contratual que a obrigava a ter um Estudo de Impacto Ambiental aprovado no espaço de dois anos.

Foto
O contrato de concessão da Mina do Romano foi assinado em Março de 2019 Adriano Miranda

Quando foi assinado o contrato de concessão de exploração da mina do Romano, em Montalegre, com a Lusorecursos Portugal Lithium, a empresa ficou obrigada a ter um Estudo de Impacte Ambiental entregue e aprovado no prazo de dois anos. O contrato foi assinado em Março de 2019, mas com o regime de suspensão dos prazos, durante a pandemia de covid-19, esse limite ficou fixado para o próximo dia 4 de Setembro. Técnica e contratualmente, a partir dessa data, o Estado pode tomar a iniciativa de pedir a rescisão do contrato por incumprimento contratual. Fonte do Ministério do Ambiente e da Acção Climática (MAAC) confirmou ao PÚBLICO que a Direcção-geral de Energia e Geologia já notificou a empresa desta data. E da respectiva consequência de não a cumprir.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários