EN2, Douro e Tua juntam forças para conquistarem o Brasil

A cantora brasileira Fafá de Belém vai percorrer a região e fazer uma pequena actuação na Cumieira, freguesia de Santa Marta de Penaguião atravessada pela EN2.

Foto
Fafá de Belém (aqui ao lado de Milton Nascimento) Nuno Ferreira Santos

Os vales do Douro e Tua e a Estrada Nacional 2 (EN2) uniram-se numa acção de promoção turística dirigida ao mercado brasileiro, o terceiro mais importante do território e que sofreu quebras com a pandemia de covid-19.

A iniciativa, anunciada pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), decorre entre sexta-feira e sábado e é protagonizada pela cantora brasileira Fafá de Belém, que irá percorrer a região e fazer uma pequena actuação na Cumieira, freguesia de Santa Marta de Penaguião atravessada pela EN2, a estrada que atravessa o país, desde Chaves a Faro.

“O objectivo é reforçar a ligação ao mercado brasileiro, na perspectiva económica, bem como reforçar o conceito da portugalidade que está bem expresso na figura e no trajecto da Fafá de Belém”, afirmou à agência Lusa Alberto Tapada, da AETUR.

A ideia é, através da cantora, promover o Douro, o Tua e a EN2 no Brasil, país que em 2019 era o terceiro mercado emissor, a nível de turistas, para o Porto e Norte de Portugal.

Este mercado sofreu quebras com a “conjuntura negativa resultante da pandemia de covid-19” e cuja trajectória, segundo Alberto Tapada, “importa reverter, fazendo emergir a imagem do Douro dinâmico, com ofertas e experiências turísticas de qualidade e seguras para se visitarem”.

Fafá de Belém irá percorrer o território, desde as Fisgas de Ermelo, as quedas de água localizadas no Parque Natural do Alvão, aos miradouros do vale do Tua e o centro interpretativo de Foz Tua, vai andar de barco Rabelo no rio Douro e ainda no comboio histórico.

A actuação na Cumieira é dirigida à comunidade local e está limitada pelo cumprimento das regras sanitárias.

A iniciativa é promovida pela AETUR, Rota da EN2, Parque Regional Natural do Vale do Tua, município de Santa Marta de Penaguião, Junta de freguesia da Cumieira e o projecto “Come na 2”.

A acção articula-se ainda com e edição dos passaportes da EN2 e do Douro, o último lançado recentemente pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) que quer levar os visitantes a conhecer mais de 70 pontos de interesse espalhados pelos seus 19 municípios.

Sugerir correcção
Comentar