Polícias saem desiludidos da reunião no MAI sobre subsídio de risco

“Andam a tentar iludir os polícias fazendo uma interpretação errada do suplemento das forças de segurança”, diz presidente do Sindicato dos Profissionais da Polícia.

Foto
Nicolau Botequilha

Os dirigentes dos sindicatos da PSP e associações socioprofissionais da GNR saíram nesta quarta-feira desiludidos da reunião com o Governo sobre a atribuição do subsídio de risco, acusando o Ministério da Administração Interna (MAI) de estar a “iludir os polícias”.

“Andam a tentar iludir os polícias fazendo uma interpretação errada do suplemento das forças de segurança. Ficámos surpresos e perplexos por o Governo não ter apresentado qualquer proposta”, disse aos jornalistas o presidente do Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP), Mário Andrade, no final da reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís.

O presidente do SPP, que falou em nome da plataforma constituída por 13 sindicatos e associação socioprofissionais da Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana, explicou que o MAI não avançou na reunião com um novo valor para o subsídio de risco, tendo marcado um novo encontro para a próxima quarta-feira.

Segundo Mário Andrade, o secretário de Estado propôs um aumento salarial para os agentes que estão nos escalões mais baixos, traduzindo-se em cerca de 40 ou 50 euros. “É inaceitável que tenha proposto a revisão da tabela salarial do primeiro e segunda escalão dos agentes e indexar o subsídio de risco a esse valor”, disse, frisando que o subsídio de risco “não está aí contemplado”.

Enquanto as estruturas que representam os elementos da PSP e da GNR estiveram reunidas com o secretário de Estado, centenas de polícias estiveram concentrados em frente ao MAI vestidos de preto para protestar contra a proposta apresenta inicialmente pelo Governo e exigir um subsídio de risco “digno e justo”. Juntos numa plataforma, 10 sindicatos da PSP e três associações socioprofissionais da GNR exigem um subsídio de risco no valor de 430,39 euros.

Já a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) e a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), que não pertencem a esta plataforma mas que têm marcado presença nos protestos, defendem o pagamento faseado do subsídio de risco até 2024. Em Janeiro de 2022 seria pago 200 euros, em 2023 aumentava para 300 euros, fixando-se em 2024 nos 430 euros.

“Eu tenho alguma dificuldade em perceber para que é que serviu esta reunião e tivemos oportunidade de dizer ao secretário de Estado se estaríamos na perspectiva de discutir o suplemento de risco não podia haver a necessidade de falar na reestruturação dos suplementos remuneratórios e falar da tabela remuneratória”, disse aos jornalistas o presidente da ASPP/PSP.

Paulo Santos frisou que os polícias estavam à espera que o Governo reagisse hoje às contrapropostas apresentadas pelos sindicatos. “Até ao momento nada disse e agendou uma nova reunião para a próxima quarta-feira. Esperemos que nesse dia já diga qual a reacção do Governo às contrapropostas das estruturas sindicais”, afirmou, sublinhando a importância de os agentes com vencimentos mais baixos serem compensados. Mas, diz, é um assunto que deve ser discutido fora do subsídio de risco.

Por sua vez, o presidente da APG, César Nogueira afirmou que a contraposta apresentada pela Associação dos Profissionais da Guarda, juntamente com a ASPP, demonstra “boa-fé” para que no final se consiga atingir os 430 euros, considerando que são os elementos da PSP e da GNR que “avançam em primeiro lugar e estão mais expostos ao risco”.

“Fizemos a nossa contraproposta, esperamos que o Governo venha ao encontro daquilo que nós pretendemos”, disse César Nogueira, considerando a proposta inicial do MAI “indigna e pouca séria”.

Os elementos da PSP e da GNR prometem continuar com os protestos e para a próxima quarta-feira está já marcada nova concentração em frente do MAI. “Vamos continuar a lutar e com protestos ainda maiores”, disse César Nogueira.

Sugerir correcção
Comentar