Após vaguear pela China, o elefante que se separou da manada volta à reserva

Em Junho, o grupo de elefantes já tinha sido notícia. Agora, após separar-se da manada que vagueia pela China, um dos animais foi capturado e enviado de volta para a Reserva Natural Mengyangzi, em Xishuangbanna.

Foto
China Daily CDIC/Reuters

Um elefante macho que se separou da manada que vagueia pelo sudoeste da China há vários meses foi anestesiado e regressou à reserva natural, na fronteira com o Laos e a Birmânia.

O elefante solitário foi capturado na cidade de Yuxi e enviado de volta para a Reserva Natural de Xishuangbanna, a cerca de 280 quilómetros de distância, na quarta-feira, informou o centro de comando que monitoriza os elefantes. O animal, segundo as autoridades da província de Yunnan, parecia saudável e não foi ferido. Os 14 elefantes restantes estão a movimentar-se em direcção ao sul, mas continuam longe da reserva.

De acordo com o Centro de Comando Provincial de Yunnan para a Segurança e Monitoramento de Elefantes Asiáticos Migrantes do Norte, o outro elefante estava a vaguear por conta própria há mais de um mês e não mostrou nenhuma intenção de retornar à manada. O animal dependia muito dos alimentos que o centro de comando fornecia ou que encontrava nas casas dos moradores, e encontrava-se numa aldeia muito perto de uma estrada e de uma linha ferroviária desde segunda-feira.

Em Junho, os 15 elefantes já tinham sido notícia, após um drone captar imagens do grupo de paquidermes a dormir numa clareira de uma floresta nos arredores da cidade de Kunming, no sudoeste da China.

Sugerir correcção
Comentar