Esta molécula aumenta os danos que a gripe pode causar nos pulmões

Investigação pode ser um contributo para se estudar formas de evitar danos nos pulmões, nomeadamente encontrar alvos terapêuticos para a resiliência contra infecções virais.

A molécula DAF agravou a doença em ratinhos infectados com o vírus influenza A Joana Carvalho/IGC 2021

É já conhecida como DAF e cientistas portugueses desvendaram ainda mais conhecimento sobre esta molécula: ela agrava a doença em ratinhos infectados com o vírus influenza A – a causa mais prevalente da gripe sazonal –, e aumenta os danos que a gripe pode causar nos seus pulmões. Publicados esta quinta-feira na revista científica PLOS Pathogens, estes resultados podem ser um contributo para se estudar formas de evitar esses danos, nomeadamente encontrarem-se alvos terapêuticos para a resiliência contra infecções virais e testar os já existentes.