União sem precedentes de media dinamarqueses para negociar com grupos tecnológicos

Cerca de 30 grupos, incluindo as televisões públicas DR e TV2, a agência de notícias Ritzau e vários outros órgãos, deram origem a uma organização que será lançada oficialmente na sexta-feira.

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Google disse “respeitar” a estratégia dos media dinamarqueses Toby Melville

Os principais media dinamarqueses vão unir-se para negociar colectivamente os seus direitos de autor com grupos como Google e Facebook, indicou esta segunda-feira um dos responsáveis pela iniciativa, a primeira na Europa.

Cerca de 30 grupos, incluindo as televisões públicas DR e TV2, a agência de notícias Ritzau e vários outros órgãos, deram origem a uma organização que será lançada oficialmente na sexta-feira, explicou à AFP Stig Ørskov, director-geral do JP-Politikens Hus, o principal grupo dinamarquês de imprensa escrita.

A organização vai representar os grupos para negociar em conjunto e cobrar colectivamente o montante relativo aos direitos.

“A nossa principal exigência é que os gigantes tecnológicos paguem uma parte justa pelos conteúdos de informação criados pelos media dinamarqueses que utilizam e com os quais lucram”, afirmou o responsável.

O objectivo é alcançar “maior força negocial” numa altura em que os grupos lamentam “acordos separados e não transparentes” entre os grandes grupos digitais e alguns media, insistiu.

Questionado pela AFP, o Google disse “respeitar” a estratégia dos media dinamarqueses.

“Respeitaremos a forma como os editores dinamarqueses escolheram negociar e já propusemos começar as negociações com o objectivo de atingir acordos justos e razoáveis, em linha com a lei”, afirmou.