UE e EUA acertam trégua na disputa sobre os subsídios à Airbus e Boeing

Acordo para uma suspensão de cinco anos das tarifas às exportações aplicadas em retaliação pelos apoios ilegais aos gigantes da aeronáutica foi fechado na cimeira de Michel e Von der Leyen com Joe Biden, em Bruxelas.

Foto
Um Airbus A330-300 levanta voo atrás de um Boeing 787-10 Dreamliner no aeroporto de Changi em Singapura, em 2018 Edgar Su/Reuters

Não é ainda um acordo de paz definitivo, mas uma trégua suficientemente prolongada para se poder encontrar uma solução permanente que ponha termo ao conflito comercial que ensombra as relações transatlânticas há quase duas décadas. A União Europeia e os Estados Unidos concordaram, esta terça-feira, suspender por um prazo de cinco anos todas as taxas sobre as exportações que foram aplicadas no âmbito da disputa sobre os subsídios e ajudas de Estado alegadamente ilegais concedidas aos dois gigantes da aeronáutica Airbus e Boeing.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários