Cinzas no Médio Oriente

Três anos de preparação e de inúmeras viagens ao Médio Oriente, “a ouvir histórias, a visitar lugares” e o resultado, como sempre em Gianfranco Rosi, ignora as formas mais formatadas do documentário.

Foto

No seu filme anterior, Fogo no Mar (2016), Gianfranco Rosi deixara-nos na ilha de Lampedusa, primeiro pedaço de terra firme ao alcance de muitos migrantes que empreendem a travessia do Mediterrâneo do norte de África para a Europa, e onde boa parte deles ficava à espera de saber o seu destino, entre serem acolhidos ou reencaminhados para de onde vieram. Vivia-se então um ponto crítico da “crise dos migrantes”, se é que ela tem pontos mais (ou menos) críticos, um ponto intensificado pelo caos no Médio Oriente, da guerra civil na Síria às patifarias do dito Estado Islâmico (ISIS).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar