Covid-19. Mais 388 casos e duas mortes. Maior aumento nos cuidados intensivos desde Fevereiro

O R(t) desceu ligeiramente desde a sexta-feira passada (está agora nos 1,08), mas a incidência aumentou para 72,2 casos positivos por cada cem mil habitantes a nível nacional. Neste domingo registou-se o maior aumento de cuidados intensivos desde 12 de Fevereiro, com mais sete pessoas internadas, num total de 59.

Portugal registou, este domingo, 388 novos casos de covid-19 e duas mortes associadas à doença, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direcção-Geral da Saúde nesta segunda-feira. No total, já se registaram 853.034 casos e 17.036 óbitos desde Março de 2020.

Estão internados nos hospitais portugueses 291 doentes – mais 26 do que no dia anterior. Desses, 59 estão internados em unidades de cuidados intensivos, mais sete do que no dia anterior. Este foi o maior aumento de internamentos em enfermaria geral desde 29 de Maio e o maior aumento de cuidados intensivos desde 12 de Fevereiro.

Mais 277 pessoas conseguiram recuperar da doença, fazendo aumentar o total de recuperados para 812.174. O número de casos activos é de 23.824– número a que se chega depois de subtraído o total de mortes e recuperados ao total de casos.

R(t) desce, mas incidência sobe

Os valores da matriz de risco, que serve de guia para o desconfinamento, foram actualizados esta segunda-feira. O índice de transmissibilidade, o R(t), fixa-se, a nível nacional, em 1,07, e no continente em 1,08. Trata-se de uma descida em relação aos valores da última sexta-feira, que davam conta de um R(t) de 1,08 a nível nacional e de 1,10 no continente.

Quanto à incidência nacional a 14 dias por cada cem mil habitantes os dados desta segunda-feira apontam para uma incidência de 72,2 casos a nível nacional e 70,6 no continente.

Na última sexta-feira, os dados apontavam para 69,8 casos por cada cem mil habitantes a nível nacional e 67,5 casos no continente.

A análise destes dois indicadores coloca Portugal no quadrante amarelo da matriz de risco, que dita a evolução do processo de desconfinamento. Na última quarta-feira, após uma reunião do Conselho de Ministros, soube-se que a matriz de risco não iria sofrer alterações, mas que os critérios iriam ser alterados para não prejudicar os territórios de baixa densidade populacional.

Lisboa e Vale do Tejo com mais de metade dos novos casos 

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que soma o maior número de novos casos das últimas 24 horas: foram 206 casos, mais de metade do número de novos casos nacional (53%). Nesta região foi registada uma morte.

O Norte é a segunda região mais afectada, com 93 casos e uma morte. Segue-se o Algarve, com 32 novos casos e o Centro, com 18. No Alentejo, registaram-se 13 novos casos.

Nas regiões autónomas, há informação de 26 novos casos nos Açores. A Madeira não registou quaisquer casos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários