Lava parou nos arredores de Goma, mas população teme nova erupção de vulcão no Congo

Milhares de pessoas foram evacuadas da região, junto à fronteira com o Ruanda, depois do Nyiragongo ter entrado em erupção no sábado à noite.

mundo,ruanda,republica-democratica-congo,africa,vulcoes,
Fotogaleria
Reuters/MONUSCO
mundo,ruanda,republica-democratica-congo,africa,vulcoes,
Fotogaleria
Reuters/OLIVIA ACLAND
mundo,ruanda,republica-democratica-congo,africa,vulcoes,
Fotogaleria
Reuters/STRINGER

O fluxo de lava que desceu dos flancos do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo (RDC), deteve-se este domingo nos subúrbios da cidade de Goma. A erupção começou no sábado à noite e prolongou-se madrugada fora, acabando por parar em Buhene, localidade nos arredores de Goma, onde milhares de pessoas foram evacuadas. A população continua, no entanto, preocupada com a possibilidade de nova erupção.

A lava parou de avançar a algumas centenas de metros do aeroporto de Goma, de onde os aviões foram retirados durante a noite e todos os voos marcados para este domingo foram cancelados, segundo uma fonte aeroportuária, citada pela AFP. 

"As autoridades locais que acompanharam a evolução da erupção do vulcão durante toda a noite assinalaram que a corrente de lava perdeu intensidade, com algumas réplicas sísmicas”, disse na rede social Twitter o ministro da Comunicação e porta-voz do governo, Patrick Muyaya. “A avaliação da situação humanitária está em curso, outras comunicações serão feitas durante o dia”, acrescentou.

A erupção do vulcão Nyiragongo, cujas majestosas encostas escuras dominam a paisagem de Goma e do lago Kivu, apanhou todos de surpresa, incluindo as autoridades, forçadas a ordenar pouco depois a evacuação da cidade. Várias habitações foram engolidas pela lava, devastando tudo à sua passagem.

A súbita actividade vulcânica provocou o pânico na população, conhecedora da fúria do vulcão. “O céu ficou vermelho”, contou uma habitante, temendo “as chamas gigantes saídas da montanha”, enquanto os odores de enxofre se espalhavam pela cidade.

Dezenas de milhar de pessoas dirigiram-se ao posto fronteiriço com o Ruanda, próximo de Goma, e para o sudoeste da cidade, em direcção à região de Masisi. No Ruanda, o acolhimento de milhares de pessoas decorreu com calma, organizado pelas autoridades.

"Actualmente os cidadãos da RDC que encontraram refúgio no Ruanda depois da erupção do Nyiragongo continuam a regressar ao seu país”, informou no Twitter a Rwanda Broadcasting Agency (RBA), que difunde a televisão pública.

A região de Goma, que fica na província de Kivu do Norte, na fronteira com Ruanda e Uganda, tem seis vulcões, todos com altura superior a 3.000 metros. A erupção mais mortal do Nyiragongo ocorreu em 1977, quando mais de 600 pessoas morreram.

A anterior grande erupção do Nyiragongo remonta a 17 de Janeiro de 2002, quando causou a morte a mais de 100 pessoas, cobrindo de lava quase toda a zona leste de Goma, incluindo metade da pista do aeroporto.

Sugerir correcção
Comentar