Reforma das Forças Armadas aprovada na generalidade

Guião das votações foi seguido sem surpresas. Governo anunciou a compra de seis Navios de Patrulha Oceânicos da classe Viana do Castelo, já prevista na Lei de Programação Militar, num investimento que pode chegar aos 352 milhões de euros.

Foto
Gomes Cravinho na apresentação da reforma militar LUSA/MÁRIO CRUZ

A proposta de lei do Governo da reforma das Forças Armadas foi esta tarde aprovada na generalidade no Parlamento. Os votos do denominado “eixo estruturante da Defesa”, do PS, PSD e CDS, apoiaram a iniciativa apresentada, nesta terça-feira, pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, que implica mudanças na Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA) e subsequentes alterações à Lei da Defesa Nacional.

Contra, votaram as bancadas comunistas e do Bloco de Esquerda e o deputado único do Chega.

Como já anunciara a líder da bancada parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, que sempre defendeu que o debate devia prosseguir em sede de comissão, o Pessoas-Animais-Natureza absteve-se. Foi esse também o sentido de voto da Iniciativa Liberal, que no debate de terça-feira optou por não intervir, bem como das duas deputadas não inscritas.

Numa votação também já esperada, a maioria PS, PSD e CDS, desta vez com a adesão da Iniciativa Liberal, opôs-se ao projecto de lei do PCP de alterações à LOBOFA e às mudanças propostas pelos comunistas à Lei de Defesa Nacional. A favor, além do PCP e do BE, votou o Chega, enquanto o PAN e as duas deputadas não inscritas se abstiveram.

O consenso alargado proposto por Gomes Cravinho e reiterado na sua última intervenção do debate de terça-feira ficou-se, assim, pelo já anteriormente anunciado pelas bancadas parlamentares.

Em sede de especialidade, na comissão parlamentar de Defesa Nacional, a novidade serão os argumentos e propostas de João Cotrim de Figueiredo, do PAN e das duas deputadas não inscritas.

Entretanto, no Conselho de Ministros desta quinta-feira, foi autorizada a compra de seis novos Navios de Patrulha Oceânicos da classe Viana do Castelo, um dos projectos já consignados na Lei de Programação Militar. O Investimento é de um máximo de 352 milhões de euros e a sua entrega, faseada, à Marinha está agendada para final de 2023.

Sugerir correcção
Comentar