Cinco séries documentais a não perder

Cinco documentários muito diferentes entre si, que falam sobre história, ambiente e natureza humana.

tv,ipsilon,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
O Nosso Planeta
tv,ipsilon,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst
tv,ipsilon,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
How to... with John Wilson
tv,ipsilon,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Christiane Amanpour: Sex & Love Around the World
,Documentário
Fotogaleria
Grandes Acontecimentos da Segunda Guerra a Cores

O Nosso Planeta

Netflix
Lançada na Netflix em Abril de 2019, uma mini-série de oito episódios com autoria de Alastair Fothergill e Keith Scholey – também responsáveis por Planet Earth, Frozen Planet ou The Blue Planet, todas com o selo BBC – e produção da Silverback Films em colaboração com a WWF. Com narração do naturalista britânico David Attenborough, traz imagens da vida selvagem filmadas em 50 países diferentes. Desde o Árctico às selvas da América do Sul, das profundezas dos oceanos às savanas africanas, seres vivos são filmados nos seus habitats naturais, numa visão majestosa da vida e do planeta Terra. O foco, como seria de esperar, é dado ao impacto das acções do ser humano sobre o ambiente, que tem resultado em graves problemas nos ecossistemas, alguns deles irreversíveis. Está também disponível O Nosso Planeta: Atrás das Câmaras, sobre os quatro anos de gravações do programa.

The Jinx​

HBO
Há três décadas que a polícia o tinha referenciado. Robert Durst, herdeiro de um império imobiliário em Nova Iorque, tornou-se suspeito de assassínio em 1982, quando a mulher, Kathleen, desapareceu. A polícia nunca encontrou o corpo e ele nunca foi a julgamento. Mais tarde, seria também suspeito do assassinato de Susan Berman, sua amiga de longa data. Já em 2003, foi julgado pela morte de um homem no Texas, onde vivia sob anonimato desde a reabertura do inquérito do desaparecimento de Kathleen. Apesar de a vítima ter sido desmembrada, Durst defendeu em tribunal que matou em autodefesa e foi absolvido. Em 2010, Andrew Jarecki (nomeado para o Óscar pelo documentário Os Friedmans) estreou o filme Entre Segredos e Mentiras, que se inspirou na história de Durst e da esposa desaparecida (interpretados por Ryan Gosling e Kirsten Dunst). Após ter visto o filme, o próprio Durst contactou Jarecki para lhe dar uma entrevista a contar a sua versão. Ao longo de 20 horas de conversa, os eventos são contados sob o seu ponto de vista, dando origem a esta série de seis episódios. Mas os produtores tinham um trunfo com o qual pretendiam confrontá-lo, originando um inesperado volte-face que mudaria o curso da investigação. 

How to... with John Wilson

HBO
Estreada em Outubro de 2020, uma série original da HBO, criada e filmada por John Wilson, com produção executiva de Nathan Fielder (Nathan For You) e argumento de Michael Koman. Wilson, o anfitrião, é um nova-iorquino nervoso e bem-humorado que pega na câmara de filmar e percorre Nova Iorque, entrevistando transeuntes sobre determinado tema. A ideia é encontrar soluções para problemas que nem o entrevistado (nem o espectador) sabiam que existiam. São episódios de aproximadamente meia-hora que tentam mostrar, de um modo muito divertido, como se faz algo – seja fazer conversa de circunstância, melhorar a memória, dividir uma conta num restaurante ou cozinhar um risoto perfeito. A situações que normalmente escapariam a um olhar desatento, Wilson soma muitas reflexões sobre o assunto, demonstrando como a vida moderna pode ser verdadeiramente assoberbante.

Christiane Amanpour: Sex & Love Around the World

Netflix
Durante a sua carreira, Christiane Amanpour, jornalista e apresentadora de televisão britânico-iraniana, viajou pelo mundo cobrindo guerras, revoluções e crises políticas. Até tomar a resolução de fazer uma longa viagem com um intuito completamente diferente: perceber como é a intimidade nos vários pontos do globo, numa perspectiva feminina. Durante essa jornada, vai descobrindo como o amor e o sexo é vivido de modos distintos, dependendo do contexto cultural onde acontece. Estreada em 2018, a série tem seis episódios, cada um alusivo a uma cidade: Tóquio (Japão), Nova Deli (Índia), Beirute (Líbano), Berlim (Alemanha), Acra (Gana) e Xangai (China). Os depoimentos dão uma visão de como as mulheres experienciam a sua vida amorosa, ao mesmo tempo que se debatem com algumas formas de violência, exclusão ou misoginia. Também se mostra como as tradições que favorecem a visão patriarcal das relações afectivas moldam a sociedade em que estão inseridas. 

Grandes Acontecimentos da Segunda Guerra a Cores

Netflix
Lançada, em 2019, pela plataforma Netflix, esta é uma série para os amantes de história, mas também para quem quer ter uma visão mais aprofundada da Segunda Grande Guerra (1939-1945). Com narração do actor britânico Derek Jacobi e comentários de professores universitários, investigadores, autores e pessoas que viveram os acontecimentos em primeira mão, cada um dos episódios destaca um momento de viragem de uma guerra considerada a mais letal e abrangente de sempre, com mais de 100 milhões de militares mobilizados e, segundo estimativas, entre 50 a 70 milhões de mortes. O ataque a Pearl Harbor, a Batalha de Midway, o grande momento do Dia D e os horrores de Hiroshima estão entre os eventos que ganham vida nesta série com imagens de arquivo, muitas delas inéditas, agora restauradas com as mais modernas técnicas de colorização. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários