OCDE: ERSE deve prevenir-se junto do Governo contra medidas de austeridade

A OCDE recomendou à ERSE que garanta junto das Finanças que não voltará a ter restrições em matéria de recursos financeiros e humanos se as medidas de austeridade voltarem.

Foto
A presidente da ERSE, Maria Cristina Portugal daniel rocha

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é um dos reguladores com mais mecanismos de independência a nível internacional, mas deve procurar garantir junto do Governo que não voltará a ter restrições ao nível dos seus recursos humanos e financeiros se a austeridade regressar no pós-covid. A recomendação consta no relatório de avaliação de desempenho que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) esteve a fazer à reguladora portuguesa da energia nos últimos dois anos e onde se salienta que as “limitações que foram impostas à independência financeira dos reguladores [a seguir à crise de 2009] abriram um precedente” que não pode ser ignorado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar