Sexta, na TV: Cinema Paraíso, ginástica artística e um Enviado Especial à descolonização

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
Cinema Paraíso passa na RTP2

CINEMA

Chama-me pelo Teu Nome
Hollywood, 21h30
Realizado por Luca Guadagnino e escrito por James Ivory (Óscar de melhor argumento adaptado), a partir da obra de André Aciman, um filme dramático sobre o amor e a descoberta da sexualidade. Passa-se no Verão de 1983. Elio (Timothée Chalamet), de 17 anos, vive com a família em Itália, numa bela mansão do século XVII. O pai, um professor de arqueologia de renome, convida Oliver (Armie Hammer), um jovem americano, a passar alguns meses em sua casa. Extraordinariamente inteligente e culto, Elio é também um rapaz tímido e pouco preparado para a vida, que pouco tem em comum com Oliver. Apesar disso, uma atracção difícil de ignorar surge entre os dois. 

Cinema Paraíso
RTP2, 23h01
Esta emotiva e nostálgica homenagem à sétima arte, realizada por Giuseppe Tornatore, é um dos bastiões do cinema italiano: conquistou em Cannes o Prémio Especial do Júri e em Hollywood o Óscar de melhor filme estrangeiro. É a história de um cineasta que regressa à sua cidade, após saber da morte do projeccionista local, que não só foi uma figura paternal como fez despertar nele o amor pelo cinema.

O Caçador
RTP1, 00h02
Vencedor de cinco Óscares em 1979 (um deles para o realizador, Michael Cimino), é um dos mais polémicos filmes sobre o Vietname. Robert De Niro, John Savage e Christopher Walken encarnam três amigos antes, durante e depois da guerra. Uma das cenas mais fortes é a “roleta russa” que são obrigados a jogar uns contra os outros, quando apanhados pelos vietcongs.

Antes da Meia-Noite
AMC, 2h18
O realizador Richard Linklater e os actores Julie Delpy e Ethan Hawke continuam uma narrativa que se tornou uma das mais belas e reflexivas histórias de amor do cinema. Dezoito anos após o seu primeiro encontro num comboio entre Budapeste e Viena (no filme Antes do Amanhecer) e nove após visitarem Paris (Antes do Anoitecer), Celine e Jesse estão a passar férias em Messinia, na Grécia. Casados e com duas filhas pequenas, são bem-sucedidos e amam-se, mas o dia-a-dia está a minar a relação e ambos começam a questionar os motivos que os aproximaram.

SÉRIE

Black-ish
Fox Comedy, 20h40
Estreia da sétima temporada, com episódio duplo. É em plena pandemia, em vésperas de eleições presidenciais e com mais um elemento na família que reencontramos os Johnson, o clã protagonista da sitcom criada por Kenya Barris. Black-ish acompanha a luta diária de um casal de sucesso – Dre (Anthony Anderson) e Bow (Tracee Ellis Ross) – por uma identidade cultural que honre as suas raízes afro-americanas e, ao mesmo tempo, se harmonize com a comunidade branca-classe-alta da vizinhança.

DOCUMENTÁRIO

Enviado Especial
TVCine Edition, 22h
O ciclo documental Memórias de Portugal, que se prolonga até 28 de Maio (sempre nos serões de sexta-feira), prossegue hoje com este trabalho de Nalini Elvino de Sousa. A realizadora relata a história do diplomata e jornalista goês Aquino de Bragança (1924-1986), no seu caminho de luta pela independência e pela paz – ora na Índia ora em países africanos como Moçambique –, em que se tornou líder intelectual do movimento pela descolonização. 

DESPORTO

Campeonato da Europa de Ginástica Artística
RTP2, 12h30 e 16h
Transmissão em directo daquela que é a última grande competição de ginástica artística antes dos Jogos Olímpicos. O campeonato, que decorre até domingo em St. Jakobshalle, na cidade suíça de Basileia, conta com nove atletas a representar Portugal.

INFANTIL

Scooby Doo! A Música do Vampiro
Boomerang, 19h55
Uma aventura assustadora, com o dogue alemão mais famoso (e medroso) dos desenhos animados como protagonista. Criado em 1969 pelas produções Hanna-Barbera, Scooby Doo é o fiel amigo de Shaggy e, por extensão, dos sócios da Mystery Inc., uma agência de detectives especializada em solucionar mistérios relacionados com monstros, fantasmas e, neste caso, vampiros.

Sugerir correcção
Comentar