O que fazem os (outros) mamíferos durante o confinamento?

Em 2021, a Mammal Society escolheu o tema "Mamíferos durante o confinamento" para o concurso Mammal Photographer of the Year. Daniel Whitby venceu com a fotografia de um morcego, um animal que bem conhece, tão pequeno como uma ameixa.

Neil McGlashan fotografou duas raposas bebés enquanto brincavam. Neil McGlashan/2021 MPOYI
Fotogaleria
Neil McGlashan fotografou duas raposas bebés enquanto brincavam. Neil McGlashan/2021 MPOYI

A Mammal Society, dedicada à protecção de mamíferos no Reino Unido, lançou o desafio e os fotógrafos amadores aceitaram: descobrir o que faziam os mamíferos durante o confinamento. De câmaras fotográficas e telemóveis na mão, capturaram castores, veados, focas e esquilos. E, para alguns, nem foi preciso sair de casa. Foi o caso de Sarah Hayden, vencedora do prémio de Melhor Fotografia tirada com um telemóvel. Registou o encontro entre o seu gato, Charlie, e um esquilo cinzento, ainda que separados por uma porta de vidro, cumpridores das normas de distanciamento.

O vencedor da edição de 2021 do concurso Mammal Photographer of the Year foi Daniel Whitby, especialista na investigação e protecção de morcegos. Foi, precisamente, a fotografia de um morcego-de-ferradura, tão pequeno como uma ameixa, que o levou ao primeiro lugar. 

Uma das fotografias do vencedor da competição, Daniel Whitby.
Uma das fotografias do vencedor da competição, Daniel Whitby. Daniel Whitby/2021 MPOYI
Sarah Hayden venceu o prémio de melhor fotografia tirada com um telemóvel. Capturou um encontro entre o seu gato, Charlie, e um esquilo cinzento, separados por uma porta de vidro.
Sarah Hayden venceu o prémio de melhor fotografia tirada com um telemóvel. Capturou um encontro entre o seu gato, Charlie, e um esquilo cinzento, separados por uma porta de vidro. Sarah Hayden/2021 MPOYI
Dança das raposas, capturada por Ruth Chamberlain.
Dança das raposas, capturada por Ruth Chamberlain. Ruth Chamberlain/2021 MPOYI
A fotografia vencedora em 2021, de um morcego-de-ferradura, da autoria de Daniel Whitby.
A fotografia vencedora em 2021, de um morcego-de-ferradura, da autoria de Daniel Whitby. Daniel Whitby/2021 MPOYI