Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia

Apesar das promessas de Moscovo, o chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, avisou que “haverá consequências” em caso de agressão russa na Ucrânia.

Foto
Um soldado ucraniano numa zona de combates perto de Donetsk OLEKSANDR KLYMENKO/Reuters

A Rússia garantiu este domingo que não haverá uma guerra com a Ucrânia, apesar do reforço de posições militares na fronteira, com os Estados Unidos a prometer “consequências”, em caso de agressão russa. “Ninguém está a embarcar no caminho da guerra”, garantiu o ​porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, numa entrevista à emissora pública Rossya 1, isto depois da preocupação manifestada pelo governo de Kiev.

"Ninguém aceita a possibilidade de uma guerra civil na Ucrânia”, acrescentou Peskov, explicando que a Rússia “não ficará indiferente ao destino dos falantes de russo que vivem no sudeste” da Ucrânia, onde desde 2014 ocorrem confrontos armados entre as forças governamentais ucranianas e milícias pró-separatistas apoiadas por Moscovo. O Kremlin não nega os movimentos militares na fronteira com a Ucrânia, mas garante que não está a fazer qualquer ameaça, acusando Kiev de “provocações” destinadas a “agravar a situação”.

"A Rússia está a fazer todos os esforços para ajudar a resolver este conflito”, disse Peskov, durante a entrevista.

Os Estados Unidos não têm escondido a preocupação com o reforço de posições militares russas na fronteira com a Ucrânia e nos últimos dias anunciaram o envio de dois navios militares para o mar Negro. O chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, avisou no domingo que “haverá consequências” em caso de agressão russa na Ucrânia.

“Há mais tropas russas concentradas na fronteira [da Ucrânia] do que em qualquer momento desde 2014, quando da invasão russa da Crimeia”, disse o secretário de Estado norte-americano, numa entrevista televisiva. Blinken reiterou que a posição dos Estados Unidos foi deixada muito clara por Joe Biden, não havendo margem para várias interpretações.

“O Presidente foi muito claro: se a Rússia agir de forma imprudente ou agressiva, haverá custos, haverá consequências”, afirmou, sem esclarecer o teor das consequências.

Antony Blinken, que esta semana discutiu a situação na Ucrânia com os seus homólogos francês e alemão, sublinhou que os Estados Unidos e os seus aliados europeus “partilham da mesma preocupação”.

Ucrânia e Rússia têm-se acusado mutuamente pelo aumento da intensidade do conflito e, na última semana, Moscovo admitiu que reforçou o contingente militar ao longo da fronteira entre os dois países, provocando reacções de preocupação por parte da União Europeia e dos Estados Unidos.

O confronto armado entre as forças ucranianas e rebeldes apoiados pela Rússia no leste da Ucrânia, que começou em 2014, já custou a vida de cerca de 14.000 pessoas em sete anos, de acordo com a ONU.

Sugerir correcção
Ler 28 comentários