Câmara de Lisboa prolonga candidaturas a apoios a fundo perdido em dia de abertura de esplanadas

O programa de apoio municipal, Lisboa Protege, já ajudou mais de 4000 entidades no valor de 23 milhões de euros desde o início da pandemia de covid-19.

Foto
daniel rocha/arquivo

No dia que marcou o início da segunda fase do desconfinamento e a consequente abertura de esplanadas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, visitou alguns restaurantes e esplanadas localizados no Parque das Nações, onde fez um balanço dos apoios dados a estes empresários, que representam metade dos pedidos que chegam à autarquia.

Paula Mateus, proprietária do restaurante D´Bacalhau, afirmou que, durante a pandemia, os apoios a fundo perdido atribuídos pela autarquia foram essenciais para fazer face às dificuldades causadas pelo confinamento. Paula chegou a afirmar que graças a estes apoios, “não houve falhas com empregados e colaboradores”.

No dia em que muitos deixaram de ter de vender apenas ao postigo, Fernando Medina visitou vários restaurantes com o intuito de dar aos seus trabalhadores uma “palavra de força e incentivo”.

O autarca explicou que esta visita às esplanadas se deveu ao facto da restauração ter sido um sector com que houve bastante diálogo desde o início da pandemia devida às necessidades de apoios, principalmente no âmbito do programa Lisboa Protege.

De acordo com dados divulgados pelo presidente do município, mais de 50% dos pedidos de apoio que chegaram à câmara, no âmbito do Lisboa Protege, vieram do sector da restauração. Cerca de 25% tiveram origem noutro tipo de comércio e os restantes 25% abrangeram os mais variados sectores.

Medina destacou que “a câmara tem conseguido pagar muito rápido” e os apoios têm chegado “a tempo e horas”, auxiliando a restauração e comércio com valores entre os mil e dez mil euros. O presidente da câmara adiantou que cerca de quatro mil entidades já solicitaram o apoio municipal, sendo que foram entregues 23 milhões de euros.

A autarquia decidiu assim prorrogar as candidaturas ao segundo programa de apoio a fundo perdido (Lisboa Protege) aos restaurantes e comércio da cidade até 30 de Junho.

Paula Mateus afirmou que, enquanto proprietária de um restaurante, “todas as ajudas são bem-vindas”. E não escondeu que a abertura de esplanadas é, por si só, um sinal positivo e demonstrou-se esperançosa quanto ao futuro. Assegurou ainda que “todas as normas de segurança no restaurante são cumpridas” e espera que as pessoas tenham as devidas precauções de modo a que se possa caminhar no sentido do desconfinamento total.

Fernando Medina, ao ser questionado sobre a abertura de esplanadas, disse que “a esperança e expectativa é que tudo corra bem e em segurança” porque o objectivo passa pela manutenção de “números baixos para que não seja uma abertura seguida de um fecho” e, assim, outros sectores económicos consigam reabrir.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar