Quarta, na TV: Vai e Vem, Prova de Vida e um cruzeiro em quarentena

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
A RTP2 estreia a série criminal britânica Prova de Vida

CINEMA

Comer Orar Amar
Hollywood, 21h30
Aos 30 anos, Liz Gilbert (Julia Roberts) tem tudo o que poderia desejar. Mas tudo se desmorona com uma crise que a arrasta para uma depressão. Resolve fazer uma pausa de um ano e pôr-se a viajar. Em Itália, vai conhecer o prazer da comida; na Índia, compreender o poder da meditação; e, na Indonésia, encontrar o equilíbrio e redescobrir o amor. Realizado por Ryan Murphy, o filme baseia-se no livro homónimo de Elizabeth Gilbert sobre a sua experiência pessoal, um êxito de vendas que se converteu numa espécie de roteiro de viagem para gente de todo o mundo.

Vai e Vem
TVCine Edition, 22h
O ciclo dedicado a João César Monteiro chega ao fim com o último opus do cineasta, que morreu pouco depois de o terminar. Despediu-se com um filme unanimemente aplaudido pela imprensa internacional e considerado uma obra-prima. Encarna o senhor João Vuvu, parente próximo de João de Deus (a quem Monteiro dedicou uma trilogia), viúvo e muito pouco sociável, que efectua diariamente o mesmo passeio no autocarro n.º 100, entre a Praça das Flores e o Jardim do Príncipe Real, em Lisboa.

American Animals - O Assalto
Fox Movies, 00h32
Em 2003, um grupo de jovens encabeçado por Spencer Reinhard assalta, vestindo-se de idosos, a biblioteca da Transylvania University. Tudo para roubar um conjunto de livros raros, com The Birds of America, de John James Audubon, à cabeça. É uma história real que correu mal e que, neste filme de Bart Layton, é contada não como recriação, mas com recurso a entrevistas a pessoas reais, misturando documentário e ficção. 

DESPORTO

Futebol: Campeonato da Europa Sub-21
RTP1, 16h52
Directo. A selecção portuguesa de Sub-21 defronta a Suíça em Ljubljana (Eslovénia), em mais um jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa. A equipa de Rui Jorge lidera a tabela do Grupo D, depois de ter saído vitoriosa dos encontros com a Croácia e a Inglaterra. O árbitro sueco Glenn Nyberg dirige a partida.

SÉRIES

Até Que a Vida Nos Separe
RTP1, 21h01
Último episódio. Paira sobre os Paixão a ameaça de ruína do negócio de família (a organização de casamentos), bem como a possibilidade de divórcio dos patriarcas. Isto depois de uma tragédia ter abalado todo o clã e num momento com vários problemas de (des)amor por resolver. É hoje que se sabe que decisões e conclusões esperam as personagens no final da série, realizada por Manuel Pureza e escrita por Hugo Gonçalves, João Tordo e Tiago R. Santos (trio responsável por País Irmão). 

Prova de Vida
RTP2, 22h05
Estreia. Três mulheres protagonizam este thriller criminal britânico, timbrado pela BBC e baseado numa ideia original da escritora Val McDermid (co-responsável pela criação e pelo guião, a meias com Amelia Bullmore). A acção passa-se na cidade escocesa de Dundee, onde as três cientistas forenses trabalham juntas para solucionar um assassinato que está ligado ao passado de uma delas. Molly Windsor, Laura Fraser e Jennifer Spence dão vida às personagens principais. 

DOCUMENTÁRIO

The Last Cruise
HBO, streaming
Realizado por Hannah Olson, é um retrato da pré-pandemia a bordo de um navio de cruzeiro. Quando o Diamond Princess zarpou do porto japonês de Yokohama, em Janeiro de 2020, passageiros e tripulantes estavam longe de imaginar que viajava com eles o novo coronavírus. Os casos dispararam para mais de sete centenas (o maior surto fora da China, até então) e a embarcação tornou-se um símbolo daquilo que o resto do planeta não tardaria a experienciar. Foi também um caso de estudo importante: naquele ambiente, cientistas puderam avaliar a forma como se propagava o vírus e testar procedimentos de protecção e detecção. Este documentário recorre a vídeos feitos, na altura, pelas pessoas que passaram por essa quarentena ao largo da costa, ilustrando a evolução dos acontecimentos e também a perplexidade e os receios face à situação.